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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16542
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Jan-2022 28-Jan-2022 |
Autor(es): | MACEDO, Alex Sanches |
Primeiro(a) Orientador(a): | BARROS, Fabrício José Brito |
Título: | Análise de canal para frequência de 3,5 GHz em aeroporto |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | MACEDO, Alex Sanches. Análise de canal para a frequência de 3,5GHz em aeroporto. Orientador: Francisco José Brito Barros. 2022. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16542 . Acesso em:. |
Resumo: | Com a constante evolução dos sistemas de tecnologia e comunicação reforçou o aumento na troca de dados, velocidade e a confiabilidade quanto ao acesso a rede móvel. Diversas causas como a deficiência espectral, dificuldades na cobertura do sinal, problemas com antenas e rádio-enlace, são obstáculos a serem trabalhados e melhorados de forma a atender os serviços com maior qualidade dentro de uma infraestrutura da rede de comunicação móvel. Para atender o aumento vertiginoso do consumo de usuários e equipamentos conectados em rede móvel, diversos trabalhos e pesquisas estão sendo propostas e desenvolvidas. No Brasil, está prevista a chegada da tecnologia de quinta geração (5G) a partir de 2021, e que utilizará a faixa de frequência de 3, 5 GHz. Dessa forma, a necessidade de comunicação em ambientes de grande movimento de pessoas, pois o 5G promete conectividade rápida com mais usuários abrangendo serviços e aplicações que exigem altas taxas de dados em uma ampla área de cobertura. Em particular, nesta frequência que representa uma banda sub-6 GHz a ser usada para o 5G no Brasil. Quanto ao comportamento do canal, a caracterização deste canal é de importante relevância. Assim motivou-se, nesta dissertação, o estudo sobre a análise de canal para a frequência de 3, 5 GHz em um grande ambiente indoor, este cenário é em um saguão do Aeroporto Internacinal Val de Cans, em Belém do Pará. A campanha de medições foram realizadas para Line-Of-Sight (LOS) e por meio da sondagem de canal são extraídos os parâmetros de dispersão do canal de pequena escala. Estes parâmetros são o retardo médio RMS e espalhamento médio RMS, também foi verificada a banda de coerência do canal e o perfil de potência e retardos. Entender a propagação do sinal em larga escala é importante para construção de projetos de sistemas de rádio móvel. Também foi investigado o sinal através dos modelos Floating-Intercept (FI), Close-In (CI) e suas variações são aplicados e analisados para avaliar a perda de percurso para co-polarização (V-V e H-H) e polarização cruzada (V-H e H-V). Pode-se inferir que a metologia aplicada em larga escala mostrou-se adequada com os dados e, quando estes comparados a outros tipos de ambientes e outras frequências encontrados na literatura. |
Abstract: | With the constant evolution of technology and communication systems, the increase in data exchange, speed and reliability regarding access to the mobile network has reinforced. Several causes such as spectral deficiency, difficulties in signal coverage, problems with antennas and radio link, are obstacles to be worked on and improved in order to provide services with higher quality within a mobile communication network infrastructure. To meet the vertiginous increase in the consumption of users and equipment connected to the mobile network, several works and researches are being proposed and developed. In Brazil, the arrival of fifth generation technology (5G) is expected from 2021, which will use the frequency band of 3.5 GHz. 5G promises fast connectivity with more users covering services and applications that demand high data rates over a wide coverage area. In particular, on this frequency that represents a sub-6 GHz band to be used for 5G in Brazil. As for the behavior of the channel, the characterization of this channel is of important relevance. Thus, in this dissertation, the study on channel analysis for the frequency of 3.5 GHz in a large indoor environment was motivated, this scenario is in a lobby of the International Airport Val de Cans, in Belém do Pará. measurements were performed for Line-Of-Sight (LOS) and through channel probing the dispersion parameters of the small-scale channel are extracted. These parameters are the average RMS delay and average RMS spread, the channel coherence band and the power profile and delays were also verified. Understanding large-scale signal propagation is important for designing mobile radio systems. The signal was also investigated through the Floating-Intercept (FI), Close-In (CI) models and their variations are applied and analyzed to evaluate the path loss for co-polarization (V-V and H-H) and cross-polarization (V-H and H-V ). It can be inferred that the methodology applied on a large scale proved to be adequate with the data and, when compared to other types of environments and other frequencies found in the literature. |
Palavras-chave: | Frequência 3,5 GHz Ambiente indoor Aeroporto Polarização cruzada Sondagem de canal Co-polarização |
Área de Concentração: | TELECOMUNICAÇÕES |
Linha de Pesquisa: | ELETROMAGNETISMO APLICADO |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC |
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