Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16624
Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Ago-2024
Autor(es): LIMA, Joicieli Pereira de
Primeiro(a) Orientador(a): BUENO, Michele Escoura
Título: O “interior” e as águas: entre paisagens, mobilidades e tecnologias de uma vida ribeirinha em São Sebastião da Boa Vista no Marajó-PA
Agência de fomento: 
Citar como: LIMA, Joicieli Pereira de. O “interior” e as águas: entre paisagens, mobilidades e tecnologias de uma vida ribeirinha em São Sebastião da Boa Vista no Marajó-PA. Orientadora: Michele Escoura Bueno; 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16624. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa surge a partir de um confronto interno com a minha própria identidade, e assim questiono em saber se as pessoas que moram em São Sebastião da Boa Vista no Marajó se identificavam ou não como ribeirinhas. Entretanto, ao chegar ao campo percebo que as pessoas durante o seu cotidiano não estão acionando ribeirinho como identidade, a não ser em determinados momentos esporádicos, e o que aparece com constância é a categoria “interior”, esta por sua vez vai ser acionada i) ora como algo negativo e pejorativo, tendo em vista todo o processo histórico e social que a palavra “interior” carrega consigo, ii) ou a partir do confronto com o “outro”, essa categoria vai ser de valorização e de reafirmação. Através da observação participante, da utilização do diário de campo e de conversas informais foi possível observar a prática da vida cotidiana das pessoas e notar que elas estavam se deslocando seja pelo rio, pelo seco, pela lama, mas que dentro desse deslocamento a noção de tempo e espaço para se referir ao que é perto e ao que é longe estava sendo mediada pela relação das pessoas com as diferentes paisagens, principalmente pela presença ou ausência da água, compreendendo como parte da sua realidade e do seu modo de vida, agindo de acordo com essa vinculação ao seu próprio cotidiano. Diante disso, procuro compreender o que significa ser do “interior” para as pessoas, e a partir disso percebo que o Estado reduz o que é ser ribeirinho a um modo de vida ligado apenas ao rio, mas que ao ver através da prática da vida cotidiana das pessoas não apenas o rio importa, mas todas as águas e suas variações é que vão constituir a produção da percepção de pertencimento e seus modos de vida.
Abstract: This research arises from an internal confrontation with my own identity, and so I question whether the people who live in São Sebastião da Boa Vista in Marajó identify themselves as riverside or not. However, upon arriving in the field I realize that people in their daily lives are not using riverside as an identity, except in certain sporadic moments, and what appears constantly is the “interior” category, which in turn will be activated i ) sometimes as something negative and pejorative, considering the entire historical and social process that the word “interior” carries with it, ii) or from the confrontation with the “other”, this category will be one of valorization and reaffirmation. From the practice of people's daily lives, it was possible to notice that they were moving whether through the river, the dry land, the mud, but that within this movement the notion of time and space to refer to what is close and what is far it was being mediated by people's relationship with different landscapes, mainly by the presence or absence of water, understanding it as part of their reality and their way of life, acting in accordance with this connection to their own daily lives. Given this, I try to understand what it means to be from the “interior” for people, and from this I realize that the State reduces what it means to be riverside to a way of life linked only to the river, but that when seen through the practice of life people's daily lives, not only the river matters, but all the waters and their variations will constitute the production of the perception of belonging and their ways of life.
Resumen: Esta investigación surge de una confrontación interna con mi propia identidad, por lo que cuestiono si las personas que viven en São Sebastião da Boa Vista, en Marajó, se identifican como ribereñas o no. Sin embargo, al llegar al campo me doy cuenta de que las personas en su vida cotidiana no están utilizando ribereños como identidad, salvo en ciertos momentos esporádicos, y lo que aparece constantemente es la categoría “interior”, que a su vez se activará i ) en ocasiones como algo negativo y peyorativo, considerando todo el proceso histórico y social que conlleva la palabra “interior”, ii) o desde la confrontación con el “otro”, esta categoría será de valorización y reafirmación. A través de la observación participante, el uso de diarios de campo y conversaciones informales, fue posible observar la práctica de la vida cotidiana de las personas y notar que se movían ya sea por el río, la tierra seca o el lodo, pero que dentro de ese movimiento la noción del tiempo y el espacio para referirse a lo cercano y lo lejano estaba siendo mediado por la relación de las personas con los diferentes paisajes, principalmente por la presencia o ausencia del agua, entendiéndola como parte de su realidad y su forma de vida, actuando de acuerdo con esta conexión con tu propia vida diaria. Ante esto, trato de entender lo que significa ser de “interior” para las personas, y de ahí me doy cuenta de que el Estado reduce lo que significa ser ribereño a una forma de vida ligada sólo al río, pero que visto a través de la práctica de la vida cotidiana de las personas, no sólo importa el río, sino que todas las aguas y sus variaciones constituirán la producción de la percepción de pertenencia y sus formas de vida.
Palavras-chave: Etnografia
Ribeirinho
Amazônia
Interior
Água
Ethnograph
Riverside
Amazon
Water
Área de Concentração: ANTROPOLOGIA
Linha de Pesquisa: AS AÇÕES PÚBLICAS E COLETIVAS, TERRITÓRIO E AMBIENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InteriorAguaPaisagens.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons