Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16680
Tipo: Tese
Data do documento: 30-Ago-2024
Autor(es): GOMES, Angela Nelly dos Santos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): LAGE, Leandro Rodrigues
Título: O cinema de luta dos Mêbengôkre-Kayapó: as múltiplas dimensões de resistência nos filmes e práticas de produção do Coletivo Beture
Citar como: GOMES, Angela Nelly dos Santos. O cinema de luta dos Mebêngôkre-Kayapó: as múltiplas dimensões de resistência nos filmes e práticas de produção do Coletivo Beture. Orientador: Leandro Rodrigues Lage. 2024. 203, (3) f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16680. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa analisa o cinema produzido por cineastas indígenas Mebêngôkre-Kayapó a partir dos filmes e práticas de produção do Coletivo Beture, que reúne cineastas dessa etnia no estado do Pará. O objetivo é compreender de que modo o cinema do Coletivo Beture MebêngôkreKayapó expressa dimensões ou sentidos de resistência a partir de suas obras e práticas de produção fílmicas, em relação com as lutas sociopolíticas ou culturais da etnia. Para compreender como o cinema é apropriado e transformado em aliado nessas lutas, e em quais dimensões isso ocorre ou se expressa, examinamos as obras do Coletivo Beture representativas de sua produção; observamos e analisamos a prática de produção do grupo visando entender como se relacionam aos processos de resistência do povo Mebêngôkre; quais são as motivações e finalidades do fazer cinematográfico e como o Coletivo Beture se apropria das técnicas, tecnologias e linguagem cinematográfica ou audiovisual e as adapta a seus objetivos de acordo com a sua cosmovisão. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de análise fílmica e pesquisa de campo com entrevistas abertas e participação observante. O aporte teórico é interdisciplinar na medida em que alia aos estudos fílmicos e da imagem a crítica latinoamericana na perspectiva dos estudos decoloniais, assim como conceitos afins aos estudos indígenas advindos da antropologia, sociologia e geografia, que possuem convergência com o tema em análise, a fim de compreender os sentidos de resistência que se expressam, constituem ou que atravessam o cinema Mebêngôkre. A pesquisa destaca a complexidade do cinema Mebêngôkre e do Coletivo Beture, que nasce e se desenvolve de forma imbricada às questões sociopolíticas e culturais da etnia e dos povos originários como um todo. Concluímos que o cinema do Coletivo Beture é um cinema de luta e reexistência, uma prática de resistência multifacetada, pois surge e se expande de forma intrínseca às lutas por direitos em vários sentidos, pela preservação e demarcação de territórios, pela afirmação como produtor de suas imagens, narrativas e memórias, e apresentação de seus modos de ver e estar no mundo. Um cinema que é também operador de mediações na complexa inter-relação étnica e intercultural com a sociedade indígena e não indígena, e com isso transcende a produção de imagens enquanto forma de expressão artística.
Abstract: This research reflects on the cinema produced by Mebêngôkre-Kayapó indigenous filmmakers, focusing on the films and production practices of the Beture Collective, which brings together filmmakers from this ethnic group in the state of Pará, Brazil. The aim is to understand how the cinema of the Beture Mebêngôkre-Kayapó Collective expresses dimensions or meanings of resistance through its works and filmmaking practices, in relation to the socio-political or cultural struggles of the ethnic group. In order to understand how cinema is appropriated and transformed into an ally in these struggles, and in what dimensions this occurs or is expressed, we analyzed the works of the Beture Collective that are representative of their production; we observed and analyzed the group's production practices in an attempt to understand how they relate to the resistance processes of the Mebêngôkre people; what the motivations and objectives of filmmaking are and how the Beture Collective appropriates techniques, technologies and cinematographic or audiovisual language and adapts them to their objectives according to their worldview. This is a qualitative study developed through film analysis and field research with open-ended interviews and observational participation. The theoretical framework is interdisciplinary in that it combines film and image studies with Latin American criticism from the perspective of decolonial studies, as well as concepts related to indigenous studies from anthropology, sociology and geography, which converge with the subject of the research, in order to understand the meanings of resistance that are expressed, constitute or cross Mebêngôkre cinema. The research highlights the complexity of Mebêngôkre cinema and the Beture Collective, which is born and develops in a way that is intertwined with the sociopolitical and cultural issues of the ethnic group and indigenous peoples as a whole. We conclude that the cinema of the Beture Collective is a cinema of struggle, a multifaceted practice of resistance, since it is born and develops intrinsically to the struggles for rights in various senses, for the preservation and demarcation of territories, for affirmation as a producer of their images, narratives and memories, and presentation of their ways of seeing and being in the world. A cinema that is also mediation in the complex ethnic and intercultural interrelationship with indigenous and non-indigenous society.
Resumo Indígena: Me àpêj né kute myja l, me karo kadjàrà me bê Coletivo Beture, me karõ opoj djuwyj mebengokre pyka bê Pará kam. Já kam ne, me prine me karõ pumu, myj djà me on, my kam ne, me karoti kam me bê Beture mebengokre Umari djà ja man kute me karõ opôj djà o, ami pyràk kadjy djuwy me bê Beture arym me karõ kam àpêj prine marõ mõ, kute já o ami kôt kangõj mã, mebengokre kute myja kangõj rã'ã. Kam me àpêj já ne me prine kam kukràdjà maroban ne kam já kadjuwyj bê ne me karõ kumej, me bê Coletivo Beture kam me já, me bê Coletivo Beture kute àpêj ny, gume baje ba ami karo pumuj nhym me bê kube djuwy kute o muj mà, me kute ami nhõ kukràdjà mari tyj kadjy.
Palavras-chave: Cinema indígena
Resistência
Coletivo beture
Mebêngôkre-kayapó
Indigenous cinema
Resistance
Beture collective
Mebengokre karo
Norò rã'ã
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA NA AMAZÔNIA
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZONIA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
Aparece nas coleções:Teses em Comunicação, Cultura e Amazônia (Doutorado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_CinemaLutaMebengokre.pdf187,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons