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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16735
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 10-Jan-2023 |
Autor(es): | PARENTE, Angeline do Nascimento |
Primeiro(a) Orientador(a): | CARNEIRO, Marcia Simão |
Título: | Educação permanente para a melhoria da qualidade e segurança do paciente em hospital público acreditado |
Citar como: | PARENTE, Angeline do Nascimento. Educação permanente para a melhoria da qualidade e segurança do paciente em hospital público acreditado. Orientadora: Marcia Simão Carneiro. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16735. Acesso em:. |
Resumo: | Introdução: a acreditação hospitalar requer que os hospitais atinjam níveis organizacionais de excelência. Para o alcance da acreditação é necessária a promoção de melhorias na qualidade da assistência, assim, destaca-se as atividades educativas. O desenvolvimento da Educação Permanente, ainda se configura como um desafio nas instituições de saúde ao realizarem ações com o intuito de capacitar, atualizar e desenvolver os recursos humanos para a promoção de assistência segura, de qualidade, humanizada, livre de danos e com foco na segurança do paciente. Objetivo: compreender os desafios enfrentados pela Educação Permanente para o alcance da melhoria da qualidade e segurança do paciente em um hospital público acreditado do estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo de caso único integrado, realizado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, de caráter descritivo, transversal e com abordagem qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso proposta por Robert K. Yin. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com 22 profissionais. As entrevistas foram áudio-gravadas em Smartphone, com média de 22 minutos e 40 segundos, posteriormente foram transcritas na íntegra, analisadas e interpretadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin, à luz de Paulo Freire. Foi utilizado o Software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para a análise de corpus textual e o software BioEstat 5.3 para análise do perfil dos participantes. A coleta de dados ocorreu em junho de 2022. Resultados: a maioria dos participantes eram mulheres (90,9%), com idade média de 43,7 anos; tempo médio de experiência profissional de 18,1 anos; tempo de atuação na instituição foi de 11,4 anos; 81,8% eram enfermeiros; e 77,3% possuíam pós-graduação lato sensu. Utilizou-se três análises geradas pelo IRAMUTEQ: nuvem de palavras, análise de similitude e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Obteve-se cinco classes, as quais originaram três categorias: Desafios enfrentados pela Educação Permanente para garantir o processo de melhoria contínua; Educação Permanente para a promoção da qualidade e segurança do paciente no contexto da acreditação hospitalar; e Estratégias educativas para a melhoria da qualidade e segurança do paciente. Conclusão: há desafios inerentes às ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), tais como, resistência à mudança, adesão às atividades, alta rotatividade de profissionais e dificuldade para liberação dos trabalhadores para participar das atividades. Além disso, a EPS mostrou-se fundamental na promoção da cultura de qualidade e segurança, assim contribuiu para a acreditação hospitalar. Os resultados também apontaram estratégias para a realização de atividades de EPS tais como o uso da simulação realística, realização de atividades educativas in loco, em todos os turnos de trabalho e a promoção de atividades educativas remotas (online). |
Abstract: | Introduction: hospital accreditation requires hospitals to reach organizational levels of excellence. To achieve accreditation, it is necessary to promote improvements in the quality of care, thus, educational activities stand out. The development of Permanent Education is still a challenge for health care institutions when carrying out actions with the aim of training, updating and developing human resources to promote safe, quality, humanized, harm-free care and focused on patient safety. Goal: to understand the challenges faced by Permanent Education to achieve quality improvement and patient safety in an accredited public hospital in the state of Pará. Methodology: this is a single integrated case study, carried out at the Holy House of Mercy of Pará Foundation Hospital, with a descriptive, cross-sectional and qualitative approach. The Case Study methodology proposed by Robert K. Yin was used. Data collection took place through semi-structured interviews with 22 professionals. The interviews were audio-recorded on a Smartphone, with an average of 22 minutes and 40 seconds, later they were completely transcribed, analyzed and interpreted through Bardin's thematic content analysis, in the light of Paulo Freire’s ideas. The IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) was used to analyze the textual corpus and the BioEstat 5.3 software was applied to analyze the participants’ profile. Data collection took place in June 2022. Results: most participants were women (90.9%), with a mean age of 43.7 years; average time of professional experience of 18.1 years; working time at the institution was 11.4 years; 81.8% were nurses; and 77.3% had a lato sensu graduate degree. It was generated three analyzes by IRAMUTEQ: word cloud, similarity analysis and Descending Hierarchical Classification (CHD). It was obtained five classes, which originated three categories: Challenges faced by Permanent Education to guarantee the process of continuous improvement; Permanent Education for the promotion of quality and patient safety in the context of hospital accreditation; and Educational strategies for improving quality and patient safety. Conclusion: there are challenges inherent to Permanent Education in Health (PEH) actions, such as resistance to change, adherence to activities, high turnover of professionals and difficulty in releasing workers to participate in activities. In addition, PEH proved to be fundamental in promoting a culture of quality and safety, thus contributing to hospital accreditation. The results also pointed out to strategies for carrying out PEH activities such as the use of realistic simulation, carrying out educational activities in loco, in all work shifts and promoting remote educational activities (online). |
Palavras-chave: | Educação Permanente Acreditação Hospitalar Segurança do Paciente Melhoria de Qualidade Permanent Education Hospital Accreditation Patient safety Quality Improvement |
Área de Concentração: | ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
Linha de Pesquisa: | EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS |
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