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Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Ago-2023
Autor(es): FONTES, Victoria Malcher Silva
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): MENEGAZ, Jouhanna do Carmo
Título: Marketing nos negócios de enfermeiros empreendedores no Brasil: uma análise na rede social Instagram
Citar como: FONTES, Victoria Malcher Silva. Marketing nos negócios de enfermeiros empreendedores no Brasil: uma análise na rede social Instagram. Orientadora: Jouhanna do Carmo Menegaz. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16740. Acesso em:.
Resumo: INTRODUÇÃO: Para enfermeiros empreendedores, é essencial compreender o dinâmico ambiente empresarial, que inclui estratégias de marketing. Razão de prosperidade ou declínio dos empreendimentos, deter de habilidades de marketing está entre as bases fundamentais para empreender. Na crise pela Covid-19, realçou-se a importância da versão mais recente do marketing, a digital. Uma ferramenta indispensável nesse contexto é a rede social Instagram. OBJETIVO: Analisar como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing nos seus negócios por meio da rede social Instagram. MÉTODO: Estudo quantitativo de base documental, realizado de forma virtual, para análise dos perfis de 25 enfermeiros empreendedores na rede social Instagram. A coleta de dados ocorreu entre 08/02 a 15/02 de 2023. Foi utilizado o Google Forms, com um questionário contendo 48 tópicos divididos em 3 seções. A análise de dados contou com o software Microsoft Excel. Foi realizada estatística descritiva, que envolveu cálculo da média, valor máximo e mínimo dos dados. Também foram calculadas as frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Majoritariamente, os perfis analisados são categorizados como contas profissionais (92%, n=23) em "medicina e saúde" (24%, n=6). A maior frequência de entrada no Instagram ocorreu em 2019 e 2020 (32%, n=8). Utilizam as ferramentas do Instagram: stories (56%, n=14), biografia (96%, n=24), destaques (96%, n=24). Na dimensão visual, utilizam fotos pessoais no perfil (68%, n=17); apresentam uma marca ou logotipo (100%, n=25); a identidade visual é identificada na maioria dos perfis (60%, n=15). Não adotam posicionamento sustentável (96%, n=24). Com relação a produtos, os negócios oferecem uma variedade de produtos/serviços dentro de seus nichos. No que diz respeito aos preços, os participantes podem enfrentar desafios na comunicação eficaz de seus preços. No aspecto praça, observam-se aspectos positivos, como o fornecimento de serviços fora de suas cidades e a opção de frete/delivery. No que diz respeito à promoção, os negócios realizam propaganda, apresentam força de vendas, estabelecem interação com seguidores e fazem parcerias. CONCLUSÃO: Em geral, os perfis apresentam diversas estratégicas de marketing, e se alinham ao conceito clássico de atender às necessidades gerando lucro. Conclui se que estratégias básicas de marketing, mas eficazes, já sejam aplicadas, uma novidade seria a condução dessas estratégias como uma série de eventos interrelacionados.
Abstract: INTRODUCTION: For nurse entrepreneurs, it is essential to understand the dynamic business environment, which includes marketing strategies. Reason of prosperity or decline of enterprises, hold of marketing skills is among the fundamental bases to undertake. In the Covid 19 crisis, the importance of the latest version of marketing, digital, was highlighted. An indispensable tool in this context is the social network Instagram. OBJECTIVE: To analyze how entrepreneurial nurses use marketing in their businesses through the social network Instagram. METHOD: Quantitative documentary study, conducted in a virtual way, to analyze the profiles of 25 entrepreneurial nurses in the social network Instagram. Data collection occurred between 08/02 to 15/02 of 2023. Google Forms was used, with a questionnaire containing 48 topics divided into 3 sections. Data analysis relied on Microsoft Excel software. Descriptive statistics were performed, which involved calculating the mean, maximum and minimum value of the data. Absolute and relative frequencies were also calculated. RESULTS: Mostly, the profiles analyzed are categorized as professional accounts (92%, n=23) in "medicine and health" (24%, n=6). The highest frequency of entry to Instagram occurred in 2019 and 2020 (32%, n=8). They use Instagram tools: Stories (56%, n=14), bio (96%, n=24), highlights (96%, n=24). In the visual dimension, they use personal photos in the profile (68%, n=17); they have a brand or logo (100%, n=25); the visual identity is identified in most profiles (60%, n=15). They do not adopt sustainable positioning (96%, n=24). Regarding products, businesses offer a variety of products/services within their niches. With regard to pricing, participants may face challenges in effectively communicating their pricing. In the square aspect, positive aspects are observed, such as the provision of services outside their cities and the freight/delivery option. When it comes to promotion, businesses advertise, show sales force, engage with followers, and partner. CONCLUSION: In general, the profiles present several marketing strategies, and align with the classic concept of meeting the needs generating profit. It is concluded that basic but effective marketing strategies are already applied, a novelty would be to conduct these strategies as a series of interrelated events.
Palavras-chave: Enfermagem
Empreendedorismo
Marketing
Marketing de serviços de saúde
Análise de rede social
Nursing
Entrepreneurship
Health services marketing
Social network analysis
Área de Concentração: ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS

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