Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Cléber Diego Souza dos-
dc.date.accessioned2025-01-30T18:31:38Z-
dc.date.available2025-01-30T18:31:38Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Cléber Diego Souza dos. O Novo Ensino Médio e o ensino de História: experiências, desafios e possibilidades. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16791. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16791-
dc.description.abstractHistory teaching in the context of New Secondary Education (NEM) has been the target of intense academic and pedagogical investigations in Brazil, due to the changes proposed by the educational reform required by Law No. 13,415/2017. This reform reorganized the school curriculum, introducing training itineraries and greater flexibility in the structure of secondary education. In this sense, this research presents the repercussion generated in academia and civil society after the approval of MP 746/2016 and Law 13,415/2017, compares the experiences of implementing the New Secondary Education (NEM) in public and private schools in Belém, presents in a more specific way the experience of implementing the NEM at the CESEP school and, also within the CESEP school space, shows the perception of students and teachers about the Teaching of History after the various changes in the guidelines curricular. Finally, entering the so-called cyberspace, I present the podcast as a purposeful instrument for History Teaching, debate on new guidelines, reports of experiences, possibilities and challenges within the current context of Brazilian High School.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-01-30T18:31:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_NovoEnsinoMedio.pdf: 1443595 bytes, checksum: 67e6f5b9c2341f469300bf2eb55da729 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-01-30T18:31:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_NovoEnsinoMedio.pdf: 1443595 bytes, checksum: 67e6f5b9c2341f469300bf2eb55da729 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T18:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_NovoEnsinoMedio.pdf: 1443595 bytes, checksum: 67e6f5b9c2341f469300bf2eb55da729 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectCESEPpt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectNew High Schoolen
dc.titleO Novo Ensino Médio e o ensino de História: experiências, desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Siméia de Nazaré-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8791203591623509pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CHARLET, Eliane Cristina Soares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000275052016633pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267605881114795pt_BR
dc.description.resumoO ensino de História, no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), tem sido alvo de intensas investigações acadêmicas e pedagógicas no Brasil, devido às mudanças propostas pela reforma educacional exigida pela Lei nº 13.415/2017. Essa reforma reorganizou o currículo escolar, introduzindo os itinerários formativos e maior flexibilidade na estrutura do Ensino Médio. Nesse sentido, essa pesquisa apresenta a repercussão gerada no meio acadêmico e na sociedade civil após a aprovação da MP 746/2016 e da Lei 13.415/2017, compara as experiências da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em escolas públicas e privadas de Belém, apresenta de forma mais específica a experiência da implementação do NEM na escola CESEP. Ademais, dentro do espaço da escola CESEP, mostra a percepção de alunos e professores sobre o Ensino de História após as várias mudanças nas diretrizes curriculares. Por fim, adentrando no chamado ciberespaço, apresenta o podcast como instrumento propositivo para o Ensino de História, debate sobre as novas diretrizes, os relatos de experiências, as possibilidades e os desafios dentro do atual contexto do Ensino Médio brasileiro.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0009-0005-4933-1251pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0009-0007-0797-4894pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NovoEnsinoMedio.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons