Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16835
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 16-jun-2021
Autor(es): ROSA, João Victor Moura
metadata.dc.description.affiliation: SESMA - Secretaria Municipal de Saúde de Belém
Primer Orientador: LOPES, Márcia Maria Bragança
Título : Projeto (s) indutor (es) da integração ensino e serviço: impacto no processo de formação e no cotidiano do trabalho
Otros títulos : Project(s) inductor(s) the teaching and service integration: impact on the training process and the daily work
Citación : ROSA, João Victor Moura. Projeto (s) indutor (es) da integração ensino e serviço: impacto no processo de formação e no cotidiano do trabalho. Orientadora: Márcia Maria Bragança Lopes. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16835. Acesso em:.
Resumen: O processo de ensino-aprendizagem estabelecido a partir da integração entre o ensino e o serviço através da inserção dos discentes no serviço de saúde pode induzir a novas formas de organização do trabalho em saúde, favorecendo uma melhor qualificação para o atendimento. Nesse contexto, se insere o Programa de Capacitação em Atenção à Saúde da Criança - Estágio Multicampi Saúde da Universidade Federal de Pará – UFPA que busca a qualificação dos processos de gestão na formação para o cuidado, integração ensino-serviço- comunidade, de forma articulada entre o Sistema único de Saúde – SUS e a instituição de ensino, cujo o objetivo foi identificar os impactos observados no cotidiano do trabalho e na formação dos acadêmicos do curso de enfermagem que participam de projetos indutores da integração ensino e serviço. Utilizou-se como suporte teórico Yin, Strauss; Corbin. A orientação para análise do material coletado se deu através de leituras interpretativas sobre Integração Ensino e Serviço Yin (2015). A Análise das entrevistas baseou-se em Strauss e Corbin, (2008) onde foram baseadas na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados mostraram a contribuição do projeto indutor objeto desta pesquisa para a formação do acadêmico de enfermagem, visto que a experiência adquirida no serviço fortaleceu sua formação. Estar inserido em Projetos Indutores reforçou a prática do Curso de Enfermagem da UFPA que introduz precocemente, no campo de prática, seus alunos, contribuindo de forma positiva na formação destes. Destaca-se, de forma em geral, um impacto positivo no processo de formação e no cotidiano do trabalho, compreendendo o papel indutor e porque não dizer transformador do Projeto Multicampi Saúde, considerando seu impacto na qualidade da formação e da atenção prestada ao usuário, bem como o seu poder de reflexão, por parte dos profissionais preceptores, quanto a importância da práxis na qualidade de vida da população assistida. No que concerne a contribuição desta pesquisa, acredita-se que sua realização contribuirá tanto com a Instituição Formadora, particularmente o Curso de Enfermagem da UFPA, quanto com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, posto que traz em seu resultado indicadores que demonstram o impacto positivo de Projetos Indutores na qualidade da atenção, envolvendo instituições formadoras, serviços de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, proporcionando um indicador importante para a ampliação de estratégias como o Projeto Multicampi Saúde nos demais municípios e regiões do Estado do Pará.
Resumen : The teaching-learning process established from the integration between teaching and service through the insertion of students in the health service can lead to new ways of work organization in health, favoring a better qualification for the service. In this context, the Training Program in Child Health Care - Multicampi Health Internship in the Federal University of Pará - UFPA is inserted, which seeks the qualification of management processes in training for care, teaching-service-community integration, in an articulated manner between the Sistema Único de Saúde – SUS and the educational institution, whose objective was to identify the impacts observed in the daily work and in the training of nursing students who participate in projects that promote the integration of teaching and service. It was used as theoretical support Yin, Strauss; Corbin. The guidance for analyzing the collected material was given through interpretive readings on Integration Teaching and Service Yin (2015). The analysis of interviews was based on Strauss and Corbin, (2008) where they were based on Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). The results showed the contribution of the inductor project object of this research to the education of nursing students, as the experience acquired in the service strengthened their education. Being inserted in Inductor Projects reinforced the practice of Nursing Course at UFPA, which introduces its students early in the field of practice, contributing positively to their training. In general, there is a positive impact on the training process and on the daily work, understanding the inductive role and why not say transformative of the Multicampi health Project, considering its impact on the quality of education and care provided to the user, as well as its power of reflection, on part of professional preceptor, as to the importance of praxis in the quality of life of the assisted population. Regarding the contribution of this research, it is believed that its realization will contribute both to the educational Institution, particularly the Nursing Course at UFPA, as to the Municipal Health Department of Belém, since it brings in its result, indicators that demonstrate the positive impact effect of Inductor Projects in the quality of care, involving educational institutions, health services and users of the Sistema Único de Saúde, providing an important indicator for the expansion of strategies such as the Multicampi Health Project in other municipalities and regions of the State of Pará.
Palabras clave : Formação Profissional em Saúde
Educação em Enfermagem
Educação Continuada
Trabalho
Atenção primária à saúde
Professional Training in Health
Nursing Education
Continuing Education
Work
Primary health care
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E GESTÃO PARA A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO AMAZÔNICO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Enfermagem (Mestrado) - PPGENF/ICS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ProjetosIndutoresIntegracao.pdf645,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons