Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16883
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorGONÇALVES, Gustavo Reis-
dc.date.accessioned2025-02-11T13:25:33Z-
dc.date.available2025-02-11T13:25:33Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationGONÇAVES, Gustavo Reis. O testemunho arbiter, o auricular caminho da memória: o ouvir e o reproduzir em Maus de art Spiegelman e em i was a child of holocaust survivors de Bernice Eisenstein. Orientadora: Alessandra Fabrícia Conde da Silva, co-orientador: Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16883. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16883-
dc.description.abstractWorld War II ended and the liberation of prisoners to concentration camps, the people with trauma, the survivors talked about their own experiences in the camps whatever were a direct testimony of these historical events. Nevertheless, the post generations do not stop talking about practical experiences linked with the shoah to demonstrate this research uses Maus by Art Spiegelman, and I was a child of holocaust survivors by Bernice Eisenstein they did not participate in concentration camps as their parents, but the author has been using the listening experience. It links with the arbiter theory of testimonies and will be analyzed in both because these works have a relationship with listened memory of shoah. This is bibliographical research and uses the author of memory, testimony, and representation as Le Goff (1996), Assman (2011), Agamben (2008), Sarmento-Pantoja (2019), Benveniste (2016), and many others. This research demonstrates how the arbiter testimony features that had demonstrated in both books, the literary genres, and the relations to talk. Finally, we discussed the importance of listening to witnesses in testimony theory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2025-02-11T13:16:42Z No. of bitstreams: 2 Dis_TestemunhoArbiterAuricular.pdf: 8303665 bytes, checksum: c7bf06f8149b6b5ee568c897a6123027 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2025-02-11T13:25:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dis_TestemunhoArbiterAuricular.pdf: 8303665 bytes, checksum: c7bf06f8149b6b5ee568c897a6123027 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T13:25:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dis_TestemunhoArbiterAuricular.pdf: 8303665 bytes, checksum: c7bf06f8149b6b5ee568c897a6123027 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-08-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.brpt_BR
dc.subjectMemória e testemunhopt_BR
dc.subjectLiteratura-História e críticapt_BR
dc.subjectBernice Eisenstein-Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleO testemunho Arbiter, o auricular caminho da memória: o ouvir e reproduzir em maus de art Spiegelman e em I was a child of holocaust survivors de Bernice e Eisensteinpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8747999892547499pt_BR
dc.contributor.advisor2SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263239932031945pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9615675732543676pt_BR
dc.description.resumoCom o fim da Segunda Guerra Mundial e a libertação dos campos de concentração, em meio a diversas situações de traumas, os sobreviventes desses espaços concentracionários falaram sobre suas experiências e seus relatos foram tomados como testemunhos direto dos eventos. Entretanto, as gerações posteriores produziram relatos relacionados à shoah, como é o caso de dois filhos de sobreviventes, cujas obras, Maus de Art Spiegelman e I was a child of holocaust survivors de Bernice Eisenstein, são o objeto de estudo desta dissertação. Não estando nos campos de concentração, como seus pais, seus testemunhos são de caráter auricular, o que nos leva a considerar a teoria do testemunho arbiter para analisarmos as duas narrativas, oriundas do convívio com a memória da shoah. Esta é uma pesquisa bibliográfica e, de tal modo, utilizamos estudos de autores que tratam da memória, testemunhos e representação, como Le Goff (1996), Assmann (2011), Agamben (2008), Sarmento-Pantoja (2019), Benveniste (2016), dentre outros. Nesta dissertação, procuramos demonstrar como as características do testemunho arbiter se fazem presentes nas obras selecionadas, considerando seus gêneros e os aspectos narrativos singulares no modo de narrar.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LITERÁRIOSpt_BR
dc.description.affiliationIST- Instituto Santa Teresinhapt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2056-5530pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-2731-8708pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dis_TestemunhoArbiterAuricular.pdf8,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons