Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T23:18:32Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T23:18:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira. Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará. Orientador: Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16918. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16918 | - |
dc.description.abstract | This study on history teaching seeks to understand how the Bragança-Belém Railway (1884 to 1964), a fundamental element for the economy and society of northeastern Pará State throughout its period of operation, is now scarcely studied and remembered in basic education classrooms (with a focus on high school education). This lack of prominence in history lessons is one of the issues addressed in this article, as well as the reasons behind this forgetfulness or even the erasure of memory regarding this distinctive element of the civilizing process within the Brazilian Amazon. This oblivion is problematized through the lens of history teaching in the classroom, supported by the theoretical framework of various historians who address memory and its processes. Furthermore, we present methodological proposals that can, to some extent, address the demands raised by the neglect of this important historical fact from northeastern Pará. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-02-24T23:18:18Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_TrilhosEsquecimentoUma.pdf: 2545822 bytes, checksum: 44c4b2557aa0355b0e7421962135c6cb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-02-24T23:18:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_TrilhosEsquecimentoUma.pdf: 2545822 bytes, checksum: 44c4b2557aa0355b0e7421962135c6cb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-24T23:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_TrilhosEsquecimentoUma.pdf: 2545822 bytes, checksum: 44c4b2557aa0355b0e7421962135c6cb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-09-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Método Dialético | pt_BR |
dc.subject | Estrada de Ferro | pt_BR |
dc.subject | Bragança (PA) | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Basic Education | en |
dc.subject | Dialectical Method | en |
dc.subject | Railway | en |
dc.title | Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Universitário de Ananindeua | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0678870505162412 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2022640019882806 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho sobre ensino de história busca compreender de que forma a Estrada de Ferro Bragança-Belém (1884 - 1964), elemento fundamental para a economia e para a sociedade do nordeste do Estado do Pará, durante todo o período que esteve em vigência, hoje é pouco estudada e pouco lembrada nas salas de aula do ensino básico (aqui trataremos do ensino médio). A falta de protagonismo nas aulas de história se constitui como um dos pontos a serem debatidos no presente artigo, assim como os motivos a que levaram a este esquecimento, ou mesmo ao desmemoriamento referente a este elemento típico do processo civilizatório em meio à Amazônia brasileira. Tal esquecimento é problematizado a partir do ensino de história em sala de aula, contando com o embasamento teórico de diversos historiadores que abordam a memória e seus processos. Apresentamos, também, propostas metodológicas que podem, até certo ponto, suprir as demandas levantadas pelo esquecimento desse importante fato histórico do nordeste paraense. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.description.affiliation | SES - Sistema de Ensino Evolução | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-4008-5235 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TrilhosEsquecimentoUma.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons