Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16945
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Fev-2025
Autor(es): RAIOL, Alex de Andrade
Afiliação do(s) Autor(es): PMC - Prefeitura Municipal de Curralinho
UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): ARENZ, Karl Heinz
Título: Cartografia dos saberes culturais ribeirinhos: ensino de História e as vozes marajoaras (rio Guajará-Curralinho/PA)
Citar como: RAIOL, Alex de Andrade. Cartografia dos saberes culturais ribeirinhos: ensino de história e as vozes marajoaras (rio Guajará-Curralinho/PA). Orientador: Karl Heinz Arenz. 2025. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16945. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de História tem como tema o ensino da história realizada no contexto da Educação Ribeirinha. A partir da revisão da literatura do tema, consideramos que o currículo escolar da educação do campo/ribeirinha nem sempre tem se mostrado adequado à realidade ribeirinha e que a invisibilidade das práticas sociais e culturais dos sujeitos do campo nas escolas contribui para a reprodução de uma educação ainda excludente, eurocêntrica, monocultural, linear e evolutiva. Frente a isto, a pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre os conceitos de currículo, saber histórico escolar, história local e consciência histórica e dar visibilidade à história local das comunidades que margeiam o rio Guajará e os saberes de seus moradores, dando a estes o devido reconhecimento e lugar nas aulas de história. O locus da pesquisa é a E.M.E.I.F. Portugal, onde atuo como professor de História desde 2017; está localizada à margem direita do rio Guajará, numa área rural/ribeirinha de Curralinho-PA, e fica distante aproximadamente 80 km da sede urbana do município. A pesquisa teve natureza quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso. Como fontes históricas utilizamos um conjunto diversificado de informações, que inclui os documentos oficiais, tais como o Projeto Político Pedagógico da Escola Portugal (2018), o Documento Curricular para a Educação Infantil e Fundamental de Curralinho (2020), o Plano de Curso para as aulas de História (2022), o Censo Escolar do Município de Curralinho (2023); e, também, as informações oriundas das atividades desenvolvidas em sala de aula, os diários da pesquisa de campo, fotografias, e as fontes orais, obtidas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas a cinco moradores idosos da Comunidade do rio Guajará. A partir das fontes analisadas, concluímos, que a matriz curricular curralinhence e os planos de curso de História, para as turmas do 6º ao 9º ano, apesar de estar a alinhado com a legislação nacional e reconhecer a existência de uma diversidade cultural da região, apresenta uma organização de conteúdos escolares na área de história, que não leva em conta as alteridades encontradas nos rios e florestas da região. As fontes pesquisadas também permitiram a elaboração de uma Cartografia dos Saberes Culturais do Rio Guajará, na qual pudemos identificar as práticas culturais vinculadas aos saberes das águas, das florestas e das terras, existentes na comunidade que cerca a escola. Por fim, como dimensão propositiva da dissertação, elaboramos uma sequência didática destinada aos docentes de História das escolas ribeirinhas, que tem por objetivo resgatar, documentar e valorizar as memórias dos moradores ribeirinhos, por meio de uma estratégia pedagógica que tenha o aluno com protagonista. Almejou-se, dessa forma, a construção de uma prática pedagógica que dialogue com os aspectos sociais e econômicos do lugar e as relacione com o conhecimento histórico escolar, ampliando as vozes dos sujeitos ribeirinhos para que também possam ser ouvidas dentro dos “muros” da escola.
Abstract: This Master’s Thesis of the Professional History Teaching Program (PPGEH/UFPA) theme is the Teaching of History in the context of Riverine Education. Based on literature review on the subject, we consider that the Teaching Curriculum of the Rural/Riverine Education has not always been adequate to the reality of its demographic, as well as that the invisibility of the social and cultural practices of the peoples from the Countryside contributes to a form of Education that maintain itself Exclusionary, Eurocentric, Monocultural Linear and Evolutive. Henceforth, this research has as its general objectives the reflection about the concept of Curriculum, the Schools Historical Knowledge, Local History and Historical Consciousness; moreover, intend to give visibility to the Local History of the communities on the Guajará Riverside and the heritage knowledge of its inhabitants, allowing them due recognition and place in the History classes. The locus of research is the E.M.E.I.F. Portugal, where I have been working as History Teacher since 2017. The school is located on the right bank of the Guajará River, in a rural/riverside area of the Municipality of Curralinho-PA, and approximately 80km far from the urban center. The research was quantitative and qualitative in nature, of the Case Study type. As Historical Sources, was used a diverse set including Official Documentation as the Pedagogical Guidelines of the Portugal School (2018), the Educational Curriculum of Curralinho Municipality (2020), the Course Plan for the History Classes (2022) and the School Census of Curralinho Municipality (2023). Were also used data from the classroom activities, Fieldwork Journal, Photographs and Oral Sources collected through semi-structured interviews with five Elderly inhabitants of the community. Based on the source analysis, we concluded that the Municipality Curriculum and the Course Plan for History in the classes of 6th through 9th year present an organization of educational content in the field of History that does not take in to account the characteristics and specificities of the Rural/Riverine life in the region, despite being in line with national legislation and officially recognizing the existence of cultural diversity. The research also allowed the formulation of a Cartography of Cultural Knowledge of the Guajará River, where we identified cultural practices in the surrounding community that were associated with heritage knowledge about the waters, forests and lands of the region. Lastly, as propositional aspect of the Thesis, we developed a Didactic Sequence directed to History Teachers in Riverine Schools, which aims to rescue, register and value the memories of the Riverine peoples through a pedagogical strategy with the students as protagonists. It was intended, therefore, the making of a pedagogical practice able to communicate with the social and economic dimensions of the place, and to correlate this dimensions with the Schools Historical Knowledge in an effort to amplify the voices of Riverine subjects so that they can also be heard within the “walls” of the school.
Palavras-chave: Ensino de História
Currículo
Saberes culturais
Consciência histórica
Educação ribeirinha
History teaching
Curriculum
Historical consciousness
Cultural knowledge
Riverside education
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via email: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CartografiaSaberesCulturais.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons