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Tipo: Dissertação
Data do documento: 2-Dez-2024
Autor(es): ROSÁRIO, Adilson Pimenta do
Primeiro(a) Orientador(a): MARTINS, Benedita Afonso
Título: Quando os Caramujos vão ao Funeral e Mira o Amor que Parte…Mira o Amor que Fica: O processo criativo para uma dramaturgia da saudade
Citar como: ROSÁRIO, Adilson Pimenta do Rosário. Quando os Caramujos vão ao Funeral e Mira o Amor que Parte…Mira o Amor que fica: O processo criativo para uma dramaturgia da saudade. Orientadora: Benedita Afonso Martins. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16947. Acesso em:.
Resumo: "Temos Dorflex, paracetamol, dipirona, anador, cataflam original e o genérico.”. O processo criativo para uma dramaturgia da saudade, da poesia, da vivência e do Amor nos espetáculos Quando os Caramujos vão ao Funeral e Mira o Amor que Parte…Mira o Amor que Fica. ...E para a saudade, qual é o remédio? A relação da saudade e da herança afetiva na arte. Essa pesquisa surgiu da necessidade de estudar o processo criativo de dois espetáculos vivenciados em distintos períodos, e de distintos grupos da cidade, ao qual eu estive presente nessas construções cênicas. Ao abrir manuscritos e álbuns de fotografias de uma gaveta, me reencontro com um grupo de 45 jovens que integravam o grupo cênico da Fundação Curro Velho e vou ao reencontro de diretores, roteiristas, músicos, iluminadores, figurinistas, maquiadores, cenógrafos que integravam as montagens teatrais dos espetáculos do Grupo Cênico da Fundação Curro Velho, fundado em 2002, encerrando as suas atividades em 2010. Todas as produções custeadas pela mesma fundação. O grupo foi pensado pela Professora Olinda Charone. Minha proposta é analisar dois espetáculos, o primeiro de 2003, na montagem de Quando os caramujos vão ao funeral, da adaptação de Neuza Titan, de um conto do escritor francês Jacques Prévert , a mesma assina a direção cênica. É o meu primeiro espetáculo que eu adentro no grupo cênico como ator. A segunda montagem é “Mira o Amor que Parte…Mira o Amor que Fica”. (2021). Produzido e executado pelo Espaço Artístico Cultural D. Mira. Sob a direção cênica de Maurício Franco. Ao qual exerço a função de idealizador do espaço cultural, ator e assino a dramaturgia construída com Wellington Romário e Luciano Cantanhêde. Ambos os espetáculos me atravessam de forma arrebatadora para a arte. Os meus atravessamentos de lembranças, memórias, afetos que enfatizo nessa escrita durante os processos dessas construções coletivas, com devida atenção para as construções das dramaturgias dos dois espetáculos, pois as mesmas foram escritas em momentos de perdas de grandes amores de nossas vidas. Neuza Titan faz a adaptação do texto com uma escrita de uma adequação da mulher amazônida, após a perda de seu esposo e depois de 18 anos, escrevemos o Mira amor que parte Mira o Amor que Fica, sobre a perda da minha mãe, uma das vítimas da Covid. Nossas dramaturgias são metáforas da saudade.
Abstract: We have Dorflex, paracetamol, dipyrone, anador, original and generic cataflam.”. The creative process for a dramaturgy of longing, poetry, experience and Love in the shows When the Snails Go to the Funeral and Look at the Love that Leaves… Look at the Love that Stays. ...And for longing, what is the cure? The relationship between longing and affective heritage in art. This research arose from the need to study the creative process of two shows experienced in different periods, and by different groups in the city, to which I was present in these scenic constructions. When opening manuscripts and photo albums in a drawer, I meet again with a group of 45 young people who were part of the scenic group of the Curro Velho Foundation and I go to the reunion of directors, scriptwriters, musicians, lighting technicians, costume designers, makeup artists, set designers who were part of the theatrical productions of the shows of the Scenic Group of the Curro Velho Foundation, founded in 2002, ending the Its activities began in 2010. All productions were funded by the same foundation. The group was conceived by Professor Olinda Charone. My proposal is to analyze two shows, the first from 2003, in the staging of Quando os caramujos vai ao funeral, adapted by Neuza Titan from a short story by the French writer Jacques Prévert, for which she is the stage director. This is my first show in which I join the stage group as an actor. The second production is “Mira o Amor que Parte…Mira o Amor que Fica” (2021). Produced and performed by Espaço Artístico Cultural D.Mira. Under the stage direction of Maurício Franco. In which I am the creator of the cultural space, actor and sign the dramaturgy constructed with Wellington Romário and Luciano Cantanhêde. Both shows have an overwhelming impact on me regarding art. My crossings of memories, memories, affections that I emphasize in this writing during the processes of these collective constructions, with due attention to the constructions of the dramaturgies of the two shows, as they were written at times of loss of great loves of our lives. Neuza Titan adapts the text with a writing of an adaptation of the Amazonian woman, after the loss of her husband and after 18 years, we wrote Mira amor que parte Mira o Amor que Fica, about the loss of my mother, one of the victims of Covid. Our dramaturgies are metaphors of longing.
Palavras-chave: Teatro - Dramaturgia
Arte - Processo criativo
Fundação Curro Velho - Belém (PA)
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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