Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16964
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Jul-2023 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Gabhriele Rodrigues |
Afiliação do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5796177970464257 |
Primeiro(a) Orientador(a): | OLIVEIRA, Célia Zeri de |
Título: | Literatura e educação profissionalizante: a resistente relação entre o trabalho e a subjetividade humana |
Citar como: | OLIVEIRA, Gabhriele Rodrigues. Literatura e educação profissionalizante: a resistente relação entre o trabalho e a subjetividade humana. Orientadora: Célia Zeri de Oliveira. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16964. Acesso em: . |
Resumo: | O presente trabalho discute o ensino de literatura no contexto da educação profissional e tecnológica – EPT. Compreende-se que esta modalidade de ensino tem a gênese no ideal de saber-fazer, sem a necessidade de refletir a respeito das implicações sociais ou do processo como um todo. Para fazer surgir ou aperfeiçoar a criticidade dos estudantes em relação ao acesso à literatura, propôs-se uma experiência de leitura inserida em um projeto multidisciplinar entre as áreas de linguagens e ciências humanas e a analisou-se a partir da receptividade dos alunos. Nesta pesquisa, estudos foram realizados acerca da relevância da literatura na escola (BERNARDES, 2021); do ensino de literatura (FRANCHETTI, 2021; WALTER, 2014); da leitura subjetiva (HOOKS, 2013; BAJOUR, 2012) e da educação profissional e do trabalho (MANACORDA, 2007). A pesquisa é de cunho qualitativo, organizada como uma pesquisaação em que a metodologia consiste em cinco etapas. Na etapa inicial, os alunos respondem um formulário sobre a experiência e o interesse que possuem pela literatura. Em seguida, na segunda etapa, são efetivadas as aulas sobre o contexto histórico e político do período do Pré- modernismo e dos pensamentos que culminam no Modernismo brasileiro (1922-1960). As três gerações são discutidas com o foco no estudo da Geração de 45, com o propósito de estabelecer relações entre a última geração e as obras brasileiras contemporâneas. A terceira etapa, a de leitura, é destinada ao contato direto com a obra, em que os alunos podem ler munidos de informações sobre o contexto de produção. Na quarta etapa, os alunos têm a oportunidade de produzir expressões artísticas em um projeto chamado “Diálogos contemporâneos”, organizado entre as disciplinas de língua portuguesa, história, geografia, filosofia e sociologia, em uma escola de ensino profissional e tecnológico de Belém-PA. Na última etapa, há uma entrevista semiestruturada com os estudantes da turma para obter informações acerca das novas experiências e da relação que possuem com a leitura literária. A análise da pesquisa é comparativa-interpretativa, a partir das etapas inicial e final. Com efeito, os alunos da 5ª fase – referente ao 3º ano do ensino médio regular – com mediação dos educadores, devem estar mais receptíveis às práticas de leitura subjetiva, partindo da literatura como arte e objeto de estudos. Nesta pesquisa identificou-se o valor atribuído à literatura em contextos de educação profissionalizante e avaliou-se as percepções dos alunos sobre a relevância das obras literárias. |
Abstract: | The present work discusses the teaching of literature, in the context of career and technical education - CTE. We understand that this teaching modality has its genesis in the ideal of knowhow, without the need to reflect on the social implications or on the process as a whole. In order to raise or improve students' criticality in relation to access to literature, we analyzed the students' reception to a multidisciplinary project between the areas of languages and human sciences. In this research, studies were carried out on the importance of literature in school (BERNARDES, 2021); teaching literature (FRANCHETTI, 2021; WALTER, 2014); subjective reading (HOOKS, 2013; BAJOUR, 2012) and professional education and work (MANACORDA, 2007). The research is of a qualitative nature, organized as action research in which the methodology consists of five steps. In the initial stage, students answer a form about their experience and interest in literature. Then, in the second stage, classes are carried out on the historical and political context of the Pre-modernism period and the thoughts that culminated in Brazilian Modernism (1922-1960). The three generations are discussed with a focus on the study of the Generation of 45, with the purpose of establishing relationships between the last generation and contemporary Brazilian works. The third stage, reading, is intended for direct contact with the work, in which students can read armed with information. In the fourth stage, students have the opportunity to produce artistic expressions in a project called “Contemporary Dialogues”, organized between the disciplines of literature, history, geography, philosophy and sociology in a technical school in Belém-PA. In the last stage, there is a final meeting with the students in the class to obtain information about the new experiences and the relationship they have with literary reading. The research analysis is comparativeinterpretative from the initial and final stages. Indeed, students in the 5th phase – referring to the 3rd year of regular high school – with the mediation of educators, must be inserted into Brazilian culture, starting from literature as art and object of study. We hope, in this research, to identify the importance attributed to literature in career and technical education contexts and to evaluate students' perceptions about the relevance of literary works. |
Palavras-chave: | Leitura literária Ensino profissionalizante Experiência de leitura Literacy reading Career and technical education Reading experience |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_LiteraturaEducacaoProfissionalizante.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.