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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16974
Tipo: | Tese |
Data do documento: | Fev-2023 |
Autor(es): | RESQUE, Deusa Priscila da Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | PEREIRA JUNIOR, Antonio |
Primeiro(a) coorientador(a): | MATOS, Felipe de Oliveira |
Título: | Efeito da competência leitora nas estratégias de organização perceptual da cena visual em escolares |
Citar como: | RESQUE, Deusa Priscila da Silva. Efeito da competência leitora nas estratégias de organização perceptual da cena visual em escolares. Orientador: Antonio Pereira Junior.; Coorientador: Felipe de Oliveira Matos. 202. 101 f. Tese (Mestrado em Neurociências Biologia Celular) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16974. Acesso em:. |
Resumo: | O atual cenário educacional brasileiro, avaliado por diferentes indicadores nacionais e internacionais, tem mostrado resultados alarmantes em matemática, ciências e principalmente em leitura. O país encontra-se nas últimas posições em todas as avaliações. Para a mudança deste cenário, são necessárias medidas educacionais urgentes que respeitem o desenvolvimento biológico e social do aluno. As neurociências aplicadas a educação surgem como um modelo teórico de auxílio para as práticas pedagógicas que visam a melhoria da qualidade na educação. Uma importante contribuição das neurociências na educação está voltada para a leitura, por meio de um aporte teórico/prático sobre o funcionamento cerebral que aponta caminhos mais efetivos para alfabetização com vistas a competência leitora. Nesse sentido, foi possível compreender que evolutivamente a espécie humana ainda não desenvolveu um sistema neural específico para a leitura, utilizando-se de outras estruturas cerebrais para essa função, ou seja, a alfabetização depende de um processo de reciclagem neural de estruturas cerebrais associadas com funções sensoriais, motoras e de linguagem, como é o caso das regiões cerebrais associadas ao reconhecimento de faces, para acomodar a decodificação da palavra escrita. O objetivo deste estudo é o de investigar a leitura em crianças em idade escolar. Para tal, a presente tese dividida em dois estudos: o estudo 1 que investiga a inibição da generalização de letras em espelho em crianças em idade escolar e o estudo 2 que investiga a relação entre competência leitora e estratégias de organização perceptual da cena visual em escolares. Ambos os estudos foram realizados em três escolas públicas na Região Metropolitana de Belém do Pará, Brasil. Ao todo foram recrutados duzentos e trinta e um sujeitos com idades entre 6 e 10 anos (113 meninos, 8,2±1,4 anos e 118 meninas, 8,2 ±1,4 anos), matriculados de 1º a 5º anos do ensino fundamental. Entre esses sujeitos oitenta e oito eram alunos da escola 1, cinquenta e dois da escola 2 e noventa da escola 3. Ao todo foram aplicados seis testes, sendo que cada escola participou de um grupo diferente de testes. Nossos resultados evidenciam que o desempenho de meninos na faixa de 6-10 anos de idade é diferente ao das meninas na mesma faixa etária para o teste de competência leitora, com meninos apresentando um desempenho superior, embora não seja possível estabelecer diferenças entre os gêneros para o teste de fechamento perceptual. Além do mais, enquanto os meninos tiveram um desempenho significativamente melhor na rotação de letras no grupo mais velho, o desempenho das meninas foi semelhante em ambos os grupos. Esse padrão é inverso para a tarefa do espelho, com as meninas mais velhas superando suas contrapartes mais novas e os meninos tendo desempenho semelhante nos dois grupos. Uma vez que o período de idade de nossa amostra não está associado a grandes variações nos níveis de esteroides reprodutivos, propomos que a semelhança de desempenho entre meninas mais novas e mais velhas na rotação mental de letras pode estar associada às atitudes e expectativas tradicionais da sociedade sobre a relação entre habilidades visuais espaciais e gênero. Quanto à tarefa do espelho, enquanto apenas as meninas apresentaram diferença significativa entre as duas faixas etárias, os meninos apresentaram melhora, conforme esperado pela inibição da generalização do espelho para as letras durante a aquisição da leitura. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias futuras mais eficazes para a otimização do processo de alfabetização de crianças em idade escolar, aliando a educação e a neurociência. Para isso, mais estudos devem ser realizados e o número de sujeitos investigados deverá ser ampliado |
Abstract: | The current Brazilian educational scenario, evaluated by different national and international indicators, has shown alarming results in mathematics, science and especially in reading. The country is in the last positions in all evaluations. For the change of this scenario, urgent educational measures that respect the student's biological and social development are necessary. The applied neurosciences to education emerge as a theoretical model of aid for pedagogical practices that aim to improve quality in education. An important contribution of neurosciences in education is focused on reading, through a theoretical/practical contribution on brain functioning those points more effective paths for literacy with a view to reading competence. In this sense, it was possible to understand that the human species has not yet developed a specific neural system for reading, using other brain structures for this function, ie literacy depends on a neural recycling process of brain structures associated with Sensory, motor and language functions, as is the case with brain regions associated with faces recognition, to accommodate the decoding of the written word. The aim of this study is to investigate reading in school -age children. To this end, the present thesis divided into two studies: Study 1 that investigates the inhibition of the generalization of letters in mirror in school -age children and the study 2 that investigates the relationship between reading competence and perceptual organization strategies of the visual scene in schools . Both studies were conducted in three public schools in the Belém do Pará Metropolitan Region, Brazil. Altogether two hundred and thirty -one subjects aged 6 to 10 years (113 boys, 8.2 ± 1.4 years and 118 girls, 8.2 ± 1.4 years), enrolled 1 to 5th years, were recruited, 1,2 ± 1.4 years old) elementary School. Among these eighty -eight subjects were students from school 1, fifty -two from school 2 and ninety from the school 3. In all, six tests were applied, each school participated in a different group of tests. Our results show that the performance of boys in the 6-10 year old is different from that of girls in the same age group for the reading competence test, with boys with higher performance, although it is not possible to establish differences between genders to the perceptual closure test. What's more, while boys performed significantly better in the rotation of letters in the older group, girls' performance was similar in both groups. This pattern is reverse for the mirror's task, with the older girls surpassing their younger counterparts and the boys performing similarly in both groups. Since the age period of our sample is not associated with large variations in reproductive steroid levels, we propose that the similarity of performance between younger and older girls in the mental rotation of letters may be associated with society's traditional attitudes and expectations and expectations about the relationship between spatial visual skills and gender. As for the mirror's task, while only girls showed a significant difference between the two age groups, the boys showed improvement, as expected by the mirror generalization inhibition to letters during reading. These findings are relevant to the development of more effective future strategies for optimizing the literacy process of school -age children, combining education and neuroscience. For this, more studies must be performed and the number of subjects investigated should be expanded. |
Palavras-chave: | Leitura Alfabetização Reconhecimento facial Fechamento perceptivo Plasticidade neuronal Testes de campo visual Neuroeducação |
Área de Concentração: | NEUROCIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | NEUROFISIOLOGIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA GERAL::NEUROFISIOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: biblicb.420@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Teses em Neurociências e Biologia Celular (Doutorado) - PPGNBC/ICB |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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