Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17008
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 13-Ago-2024 |
Autor(es): | MELO, Lilia Cristiane Barbosa de |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | MIRANDA, Fernanda Chocron |
Primeiro(a) coorientador(a): | ELIASQUEVICI, Marianne Kogut |
Título: | "Nós Por Nós": uma ponte formativa entre a comunidade e a extensão universitária |
Citar como: | MELO, Lilia Cristiane Barbosa de. "Nós Por Nós": uma ponte formativa entre a comunidade e a extensão universitária. Orientadora: Fernanda Chocron Miranda; Coorientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17008. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação investiga o Coletivo Cine Clube TF (CCTF) na Amazônia urbana, analisando suas práticas e sua influência na formação de juventudes periféricas. Estruturada em uma pirâmide de cinco dimensões formativas – afetividade, ancestralidade, corporalidade, educação cidadã e educação política – a pesquisa revela como o CCTF ressignifica narrativas de superação, promovendo uma identidade positiva para jovens periféricos. A análise das cartas do Fórum Nacional de Extensão (FOREXT) de 2016 a 2022 destaca a importância do ensino, pesquisa e extensão articular, fortalecendo vínculos com comunidades vulnerabilizadas. Utilizando uma abordagem qualitativa, filiando-se à perspectiva da pesquisa-ação, incluindo análise documental, observação e entrevistas, o estudo revela que as práticas do Cine TF – fundamentadas em afetividade, ancestralidade, expressão corporal, cidadania e política – alinham-se significativamente com as recomendações do Fórum de Pró Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Essas práticas do CCTF demonstram eficácia na ressignificação de narrativas periféricas, promovendo autoestima e novas relações com os territórios. A interação entre universidades e coletivos culturais periféricos, como o CCTF, é destacada como uma oportunidade para fortalecer a extensão universitária e beneficiar as comunidades por meio da arte e da cultura. Em síntese, a pesquisa busca identificar subsídios e configurar dimensões formativas para a extensão universitária, permitindo o movimento inovador do protagonismo juvenil periférico, a partir das experiências do Coletivo Cine Clube TF. A pesquisa resulta em um e book com atividades dinâmicas pautadas nas vivências formativas do coletivo. A parceria entre o CCTF e as universidades é vista como uma via promissora para o fortalecimento mútuo, enfatizando a importância de promover a colaboração entre diferentes atores em prol do desenvolvimento e empoderamento dos jovens através das artes e cultura, contribuindo para a promoção do protagonismo juvenil periférico e o enriquecimento da extensão universitária. |
Abstract: | This master's thesis investigates the Coletivo Cine Clube TF (CCTF) in the urban Amazon, analyzing its practices and their influence on the formation of peripheral youth. Structured in a pyramid of five formative dimensions – affectivity, ancestry, corporeality, citizenship education and political education – the research reveals how the CCTF reframes narratives of overcoming, promoting a positive identity for peripheral young people. The analysis of letters from the National Extension Forum (Fórum Nacional de Extensão - FOREXT) from 2016 to 2022 highlights the importance of teaching, research and joint extension, strengthening links with vulnerable communities. Using a qualitative approach that included documentary analysis, observation and interviews, the study reveals that Cine TF's practices – based on affectivity, ancestry, body expression, citizenship and politics – significantly align with the recommendations from the Pro-Rectors Forum Extension of the Brazilian Public Universities (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - FORPROEX). These CCTF practices demonstrate effectiveness in reframing peripheral narratives, promoting self-esteem and new relationships with territories. The interaction between universities and peripheral cultural collectives, such as the CCTF, is highlighted as an opportunity to strengthen university extension and benefit communities through art and culture. In summary, my research seeks to identify subsidies and configure training dimensions for university extension, allowing the innovative movement of peripheral youth protagonism based on the experiences of the Coletivo Cine Clube TF. The research results in an e-book with dynamic activities based on the collective's formative experiences. The partnership between the CCTF and universities is seen as a promising path towards mutual strengthening, emphasizing the importance of promoting collaboration between different actors in favor of the development and empowerment of young people through arts and culture, contributing to the promotion of youth protagonism peripheral and the enrichment of the outreach. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Extensão Universitária Cine Club TF Diretrizes Formativas Amazônia High Education Outreach Training Guidelines Amazon region |
Área de Concentração: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Linha de Pesquisa: | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_NosNosPonte.pdf | 18,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_Ebook_NosNosPonte.pdf | 57,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_Folder_NosNosPonte.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons