Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1706
Tipo: Dissertação
Data do documento: 26-Jun-2007
Autor(es): NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Título: Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Investigating the influence of the beliefs of pupils of the Course of Belle-Letters of the Federal University of Pará on its promptitude for the independent learning of the English: a case study
Citar como: NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos. Investigando a influência das crenças de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do Inglês: um estudo de caso. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Resumo: Objetiva investigar como as crenças sobre o ensino e aprendizagem de inglês de quatro alunas do curso de Letras da UFPA influenciam, positiva ou negativamente, sua prontidão para a aprendizagem autônoma. Os princípios desta pesquisa são qualitativos com a utilização de narrativas, questionário e entrevista para coleta e posterior triangulação de dados. Ao analisar as crenças e sua relação com a aprendizagem autônoma, constatamos que professores e alunos podem construir um novo entendimento do processo de ensino e aprendizagem, assim como podem compreender melhor o papel que desempenham nele. Essa conscientização é um dos importantes fundamentos da autonomia.
Abstract: This study aims at investigating how the beliefs about English as a foreign language of four undergraduate students of Letras course at UFPA influence, in a positive or negative way, their readiness for autonomous learning. The principles of this research are qualitative with the use of narratives, a questionnaire and interviews for data collecting and further cross validation. By analysing the beliefs and their relation with autonomous learning we concluded that teachers and students can together construct a new understanding of the teaching and learning process, as well as they can better comprehend their roles in it. This awareness is one of the foundations of learner autonomy.
Palavras-chave: Língua inglesa
Aprendizagem
Método de ensino
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_InvestigandoInfluenciaCrencas.pdf506,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons