Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1706
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Jun-2007 |
Autor(es): | NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e |
Título: | Investigando a influência das crenças de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do inglês: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Investigating the influence of the beliefs of pupils of the Course of Belle-Letters of the Federal University of Pará on its promptitude for the independent learning of the English: a case study |
Citar como: | NASCIMENTO, Cleuma de Almeida Matos. Investigando a influência das crenças de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Pará sobre sua prontidão para a aprendizagem autônoma do Inglês: um estudo de caso. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
Resumo: | Objetiva investigar como as crenças sobre o ensino e aprendizagem de inglês de quatro alunas do curso de Letras da UFPA influenciam, positiva ou negativamente, sua prontidão para a aprendizagem autônoma. Os princípios desta pesquisa são qualitativos com a utilização de narrativas, questionário e entrevista para coleta e posterior triangulação de dados. Ao analisar as crenças e sua relação com a aprendizagem autônoma, constatamos que professores e alunos podem construir um novo entendimento do processo de ensino e aprendizagem, assim como podem compreender melhor o papel que desempenham nele. Essa conscientização é um dos importantes fundamentos da autonomia. |
Abstract: | This study aims at investigating how the beliefs about English as a foreign language of four undergraduate students of Letras course at UFPA influence, in a positive or negative way, their readiness for autonomous learning. The principles of this research are qualitative with the use of narratives, a questionnaire and interviews for data collecting and further cross validation. By analysing the beliefs and their relation with autonomous learning we concluded that teachers and students can together construct a new understanding of the teaching and learning process, as well as they can better comprehend their roles in it. This awareness is one of the foundations of learner autonomy. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Aprendizagem Método de ensino Ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_InvestigandoInfluenciaCrencas.pdf | 506,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons