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Tipo: Tese
Fecha de publicación : 19-feb-2025
Autor(es): SOUSA, Thatianne Silva
metadata.dc.description.affiliation: CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará
Primer Orientador: VIEIRA, Manuela do Corral
Título : Publicidade digital : apropriações e implicações na atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará no contexto da midiatização profunda
Citación : SOUSA, Silva Thatianne. Publicidade digital: apropriações e implicações na atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará no contexto da midiatização profunda. Orientadora: Manuela do Corral Vieira. 2025. 216 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17074. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho tem como temática a publicidade digital no contexto da midiatização profunda e como objeto empírico a opinião de publicitários de Belém do Pará. Sendo assim, as questões direcionadoras da pesquisa são: como os modos de produção e circulação da publicidade digital no contexto da midiatização profunda, que se dão de modo global, são apropriados em contextos locais e quais as implicações sobre a atuação publicitária de profissionais de Belém do Pará?. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com metodologia de inspiração cartográfica e utilizamos como métodos, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e o trabalho de campo, com a aplicação da técnica de entrevistas pessoais semiestruturadas. O campo desenvolveu-se em três etapas, a saber: campo I, entrevistas com pesquisadores de publicidade, para compreensão da temática das transformações da publicidade no ambiente digital; campo II e campo III, entrevistas com profissionais publicitários, para identificar percepções sobre publicidade digital e implicações nas suas práticas. Os acionamentos teóricos realizados, para diálogo com as entrevistas de campo, foram de midiatização profunda e dataficação; midiatização na Amazônia; fluxo publicitário digital; transformações do campo e do trabalho publicitário; e formação e ética publicitária. Como resultados, a partir das entrevistas com os profissionais publicitários, identificamos que: eles têm compreensão sobre as transformações do fazer e circular da publicidade no digital, mas limitações nas questões relacionadas à regulação e regras das plataformas e, por vezes, de como atuar diante de dilemas éticos impostos pelo mercado; a publicidade em Belém do Pará enfrenta desafios que são próprios da região, exigindo equilíbrio entre relevância local e transformações globais; e, como principal achado, as relações entre formação acadêmica, ética publicitária e particularidades do contexto local, sendo pilares essenciais para compreensão e atuação publicitária no ambiente digital. Por fim, compreendemos que avançar na direção de uma publicidade relevante, formação e atuação ética, requer um (re)pensar constante das práticas publicitárias, sempre considerando as perspectivas das identidades locais e valorização regionais.
Resumen : This work focuses on digital advertising in the context of deep mediatization and takes as its empirical object the opinion of advertising professionals in Belém do Pará. Thus, the guiding questions of the research are: how are the modes of production and circulation of digital advertising in the context of deep mediatization, which occur globally, appropriated in local contexts, and what are the implications for the advertising practices of professionals in Belém do Pará?. This is a qualitative research, with a methodology inspired by cartography and we used bibliographical survey, documentary research, and fieldwork as methods, applying the technique of semistructured personal interviews. The fieldwork was conducted in three stages, namely: field I, interviews with advertising researchers, to understand the theme of transformations in advertising within the digital environment; fields II and III, interviews with advertising professionals, to identify perceptions of digital advertising and its implications for their practices. The theoretical frameworks employed to dialogue with the field interviews included deep mediatization and datafication; mediatization in the Amazon; digital advertising flow; transformations in the advertising field and work; and advertising education and ethics. As results, based on interviews with advertising professionals, we identified that: they understand the transformations in the production and circulation of advertising in the digital environment but face limitations regarding regulation and platform rules, and, at times, how to act when faced with ethical dilemmas imposed by the market; advertising in Belém do Pará faces challenges unique to the region, requiring a balance between local relevance and global transformations; and, as the main finding, the relationships between academic training, advertising ethics, and the particularities of the local context, which are essential pillars for understanding and practicing advertising in the digital environment. Finally, we understand that advancing toward relevant advertising, education, and ethical practices requires a constant (re)thinking of advertising practices, always considering the perspectives of local identities and regional appreciation.
Palabras clave : Publicidade e propaganda - Belém
Publicidade digital
Trabalho publicitário
Ética
Advertising
Digital advertising
Advertising work;
Ethics - Belém
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: COMUNICAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Teses em Comunicação, Cultura e Amazônia (Doutorado) - PPGCOM/ILC

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