Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17089
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Jan-2025
Autor(es): SILVA, Bruno Rangel Viana e
Primeiro(a) Orientador(a): SARÉ, Larissa Latif Plácido
Título: Máscara Búfala: Cartografia Cênica de um Corpo-Saudades
Agência de fomento: 
Citar como: SILVA, Bruno Rangel Viana e. Máscara Búfala: Cartografia Cênica de um Corpo-Saudades. Orientadora: Larissa Latif Plácido Saré. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17089. Acesso em:.
Resumo: O memorial apresenta pesquisa em teatro que emerge de um contexto íntimo: a descoberta de estar em luto, assim como as saudades provocadas pela perda de minha mãe durante a pandemia de COVID-19. A partir de memórias pessoais, como os cafés da manhã em minha casa, as conversas que aconteciam à mesa e o cotidiano transformado pela presença e pela ausência, proponho uma poética do corpo-saudades. Identifico também que alguns sentimentos e minha casa são indutores e contribuem para a construção dessa poética. O trabalho se estrutura em três pilares principais: as saudades como potencialidade artística, as memórias como dispositivo de criação e o corpo-saudades como um arquivo de vivências registradas no meu corpo, onde compartilho com o público. Utilizo o método da cartografia, a dramaturgia pessoal do ator e a criação com imagens/fotografias, fundamentando-me nas referências teóricas de Virginia Kastrup (2009), Wlad Lima (2005) e Sônia Rangel (2015). Essas três mulheres me deram suporte para que eu fomentasse meu pensamento e o transformasse em linguagem para o teatro autobiográfico e poético. A pesquisa vai se estruturando a partir das experimentações cênicas realizadas ao longo do mestrado, que são acionadas por meio das memórias essoais do artista-pesquisador, onde objetos, músicas e a relação com o público são colocadas em foco, com o intuito de aproximar quem assiste das minhas intimidades. A casa onde vivo é vista como o primeiro universo. Surge, então, um modo de criar cenas em que primeiro se olha o espaço físico e, em seguida, se processa o campo do simbólico, que oferece uma geografia emocional à narrativa. Por fim, este memorial também busca expor um descontentamento pessoal com relação ao descaso político e social que intensificou as perdas durante a pandemia, transformando a dor pessoal em um manifesto coletivo, elevando o meu rabalho a uma produção de memória coletiva, para que assim possamos enxergar as possibilidades de lidar com o luto. Ao entrelaçar a dimensão pessoal e política, o trabalho propõe uma ressignificação do meu luto, um ato poético é concebido e um convite é feito, à reflexão sobre memória, presença e ausência.
Resumen: El memorial presenta una investigación en teatro que surge de un contexto íntimo: el descubrimiento de estar en duelo, así como las saudades provocadas por la pérdida de mi madre durante la pandemia de COVID-19. A partir de memorias personales, como los desayunos en mi casa, las conversaciones que ocurrían en la mesa y el cotidiano transformado por la presencia y la ausencia, propongo una poética del cuerpo-saudades. Identifico también que algunos sentimientos y mi casa son inductores y contribuyen a la construcción de esa poética. El trabajo se estructura en tres pilares principales: las saudades como potencialidad artística, las memorias como dispositivo de creación y el cuerpo-saudades como un archivo de vivencias registradas en mi cuerpo, donde comparto con el público. Utilizo el método de la cartografía, la dramaturgia personal del actor y la creación con imágenes/fotografías, fundamentándome en las referencias teóricas de Virginia Kastrup (2009), Wlad Lima (2005) y Sônia Rangel (2015). Estas tres mujeres me brindaron apoyo para que yo desarrollara mi pensamiento y lo transformara en lenguaje para el teatro autobiográfico y poético. La investigación se va estructurando a partir de las experimentaciones escénicas realizadas a lo largo de la maestría, que son activadas por medio de las memorias personales del artista-investigador, donde objetos, músicas y la relación con el público son puestas en foco, con el objetivo de acercar a quienes asisten a mis intimidades. La casa donde vivo es vista como el primer universo. Surge, entonces, un modo de crear escenas en que primero se observa el espacio físico y, después, se procesa el campo de lo simbólico, que ofrece una geografía emocional a la narrativa. Por último, este memorial también busca exponer un descontento personal con relación al descuido político y social que intensificó las pérdidas durante la pandemia, transformando el dolor personal en un manifiesto colectivo, elevando mi trabajo a una producción de memoria colectiva, para que así podamos ver las posibilidades de lidiar con el duelo. Al entrelazar la dimensión personal y política, el trabajo propone una resignificación de mi duelo, un acto poético es concebido y una invitación es hecha, a la reflexión sobre memoria, presencia y ausencia.
Palavras-chave: Dramaturgia
Luto
Memória
Saudade
Corpo
Ator
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MascaraBufalaCartografia.pdf5,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons