Mercado do artesanato brasileiro: Aspectos socioeconômicos em um paralelo com as artes e seus sistemas

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2024-01-26

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Universidade Federal do Pará

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GOMES, Paulo Henrique de Oliveira. Mercado do artesanato brasileiro: Aspectos socioeconômicos em um paralelo com as artes e seus sistemas. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2024. 123 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17105. Acesso em:.

DOI

O mercado do artesanato brasileiro ainda é um segmento que recebe pouca atenção do campo de estudo acadêmico, principalmente na área das artes. Normalmente os olhares acadêmicos voltados a esse segmento recebem enfoque mais voltado aos campos da economia e do desenvolvimento. A tese, resultado dessa pesquisa, busca ampliar esse olhar, considerando a natureza interdisciplinar, na qual está inserida a atividade de produção e circulação das obras artesanais no contexto brasileiro, e criar um quadro que estimule uma visão multidisciplinar sobre esse fenômeno, mostrando onde se conectam arte, economia, mercado, desenvolvimento e políticas públicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de investigação fenomenológica, considerando ainda, a complexidade própria do tema. Assim sendo, tem como objetivo apresentar um quadro sistematizado das relações do artesanato com o mercado de obras e produtos e, também, mostrar como esse mercado conecta diversos aspectos e campos de estudo como: Artes, Economia e desenvolvimento Social, procurando identificar situações nas quais essas áreas são reconhecidas e de que forma elas atuam em conjunto. Para isso, foram utilizadas diversas ferramentas para se obter as respostas mais esclarecedoras para cada caso com o objetivo de responder questões que exploram a relação do mercado do artesanato com a produção e circulação das obras, assim como os impactos e reflexos dessa cadeia em aspectos da vida social e no processo criativo dos artesãos. Desse modo, a pesquisa também apresenta e analisa algumas políticas públicas que atuam para o desenvolvimento, sistematização e fortalecimento do setor. Além disso, indicar pontos que aproximam e que distanciam esse mercado do outro, o da arte contemporânea, também fazem parte da abordagem. Portanto, essa pesquisa apresenta números, dados e fatos relacionados ao tema por meio de experiências postas no Brasil, buscando apresentar o cenário de forma atualizada trazendo, sempre que possível, a percepção dos agentes envolvidos nesse circuito e apresentando casos aplicados que atuam diretamente na dinâmica desse mercado.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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GOMES, Paulo Henrique de Oliveira. Mercado do artesanato brasileiro: Aspectos socioeconômicos em um paralelo com as artes e seus sistemas. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2024. 123 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17105. Acesso em:.