Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17190
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 5-Abr-2023 |
Autor(es): | BARBOSA, Raíssa Santos |
Primeiro(a) Orientador(a): | COSTA, Antonio Maurício Dias da |
Título: | O diabo na carne de Belém: o circuito exibidor de filmes pornôs durante a decadência dos cinemas de rua na capital paraense (1985-1997) |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | BARBOSA, Raíssa Santos. O diabo na carne de Belém: o circuito exibidor de filmes pornôs durante a decadência dos cinemas de rua na capital paraense (1985-1997). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17190. Acesso em:. |
Resumo: | Os cinemas de rua foram um dos principais lugares de lazer entre os belenenses durante o século XX. Em torno desta prática estavam elementos fundamentais para sua realização como a produção dos filmes, a distribuição, a exibição, a propaganda, o comentário da crítica especializada nos jornais e a procura do público. Todos esses elementos formavam um circuito exibidor de filmes que a cidade de Belém vivenciou naquele século. Embora sempre estivesse passível de mudanças, o circuito se alterou significativamente na década de 1980, quando cinemas de rua passaram por uma fase de decadência e alguns fecharam. Os donos do Cine Ópera, Cine Nazaré, Cine Iracema, Cinema Dois e Cine Cassino optaram por exibir filmes pornográficos, material que já era produzido em ritmo industrial nos EUA desde a década de 1970, mas tardou a entrar no Brasil por conta da censura ditatorial. Logo, os trajetos do público em busca desses filmes determinaram as dimensões de um novo circuito exibidor especializado na exibição de pornôs entre 1985 e 1997. É importante ressaltar que o novo circuito existiu em paralelo ao circuito exibidor convencional e decadente. Nossa questão norteadora buscou compreender quais teriam sido as condicionantes que permitiram e possibilitaram a existência desse circuito pornô. Os resultados da pesquisa em fontes periódicas e orais, apontaram para o desgaste dos órgãos ligados a censura, o fim da ditadura, a crise econômica da década de 1980, a entrada massiva de filmes pornôs soft e hard core no país, a expectativa de lucro dos exibidores, as curiosidades (carnal knowledge) e oportunidades sexuais do público, além de uma tolerância moral da sociedade, como fundamentais para sua consolidação. |
Abstract: | The movie theaters from streets were one of the main places of leisure among belenenses during the 20th century. Around this practice were fundamental elements for its realization, such as the production of films, distribution, exhibition, advertising, the commentary of the specialized critic in the newspapers and the search of the public. All these elements formed a movie show circuit that the city of Belém experienced for most of that century. Although it was always subject to change, the circuit altered significantly in the 1980s, when street’s movie theaters went through a phase of decay and some closed. The owners of Cine Ópera, Cine Nazaré, Cine Iracema, Cinema Dois and Cine Cassino, chose to show pornographic movies, material that had already been produced at an industrial pace in the US since the 1970s, but took a while to enter Brazil due to the dictatorial censorship. Therefore, the trajectory of the public interested on these films determined the dimensions of a new movie show circuit specialized in porn exhibition between 1985 and 1997. It is important to stress that the new circuit existed in parallel to the conventional and decaying display circuit. Our guiding question sought to understand what would have been the conditions that allowed and made possible the existence of this porn circuit. The results of the research in periodic and oral sources, pointed to the weakening of the institutions linked to censorship, the end of the dictatorship, the economic crisis of the 1980s, the massive entry of soft and hard core porn movies in the country, the expectation of profit of exhibitors, the public's curiosities (carnal knowledge) and sexual opportunities, in addition to a moral tolerance within society, as fundamental fact for its consolidation. |
Palavras-chave: | Cinemas de rua Pornografia Sexualidade Belém do Pará Cine Ópera Cine Nazaré Cine Iracema Cine Cassino Cinema Dois Street’s movie theaters Pornography Sexuality |
Área de Concentração: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
Linha de Pesquisa: | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_DiaboCarneBelem.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons