Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17293
Tipo: Tese
Data do documento: 22-Fev-2025
Autor(es): VIDAL, Claudia Valeria França
Afiliação do(s) Autor(es): FORMA PARÁ - Programa de Formação Superior no Pará
Primeiro(a) Orientador(a): LAGE, Leandro Rodrigues
Título: Tensões interseccionais e giro decolonial no fazer poético da escritora paraense Roberta Tavares
Citar como: VIDAL, Claudia Valeria França. Tensões Interseccionais e giro decolonial no fazer poético da escritora paraense Roberta Tavares. Orientador: Leandro Rodrigues Lage. 2025. 237 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: A presente tese defende que a literatura brasileira escrita por mulheres paraenses é um espaço saturado de relações interseccionais de poder por ser atravessado por discriminações baseadas em diferenças sociais herdadas do violento processo de colonização europeia nas Américas. Isso se dá porque agentes sociais ao interagirem se engajam em relações nas quais procuram alcançar seus interesses exercendo pressões uns sobre os outros, ou seja, gerando forças de poder que em cada sociedade tomam diversas formas e que se sobrepõem acentuando umas às outras (Foucault, 1995). Embora o poder não seja uma substância que se possa reter e que relações de poder também gerem movimentos de resistência, processos históricos de dominação criam formas opressivas mais estáveis porque historicamente prolongadas e naturalizadas em uma sociedade, porém, em certos espaços a intensidade com que atuam interseccionalmente as tornam mais evidentes (Collins 2022). Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a reverberação de tensões interseccionais de gênero, racialização e classe social no fazer poético de Roberta Tavares considerando sua especificidade de mulher e pessoa negra e quilombola vivendo e produzindo literatura no estado do Pará no século XXI. Com esse propósito, discutimos as origens coloniais das opressões de gênero, racialização e classe presentes na constituição do espaço social brasileiro que afetam sobretudo mulheres racializadas como a escritora. Além disso, traçamos um panorama diacrônico do campo da literatura paraense de autoria feminina para compreender as condições do contexto atual que contribuem para acolher ou dificultar a emergência de sua produção. Ademais, pensamos sobre as obras de Tavares tendo em conta sua referida especificidade. A justificativa dessa pesquisa no âmbito da Comunicação é a perspectiva do texto literário como unidade enunciativa que integra um processo comunicativo em diálogo com outras, como propõem Gadamer (1999), Ricoeur (2010) e Bakhtin (2010). A decisão em centrar a investigação no fazer poético da escritora Roberta Tavares deveu-se a sua representatividade no recorte a partir de levantamento realizado na presente pesquisa entre 2021 e 2022 que catalogou 136 escritoras paraenses em atividade a partir de obras do acervo pessoal preexistente da pesquisadora. A investigação foi direcionada pela combinação das abordagens de pesquisa com afetos (Moriceau, 2020) e a interseccional e realizada combinando as metodologias bibliográfica e documental. Foram adotados cinco eixos de análise, o primeiro dizendo respeito à materialidade dos três livros individuais da escritora e os demais concentrados nos poemas de seu livro artesanal “Mulheres de Fogo”. Além dos estudos já mencionados, o aporte teórico foi composto principalmente de autores que discutem historiografia literária brasileira e gênero, tais como Gotlib (1998), Duarte (2004; 2018) e Dalcastagnè (2018), colonialidade e decolonialidade na América Latina, tais como Quijano (2005), Mignolo (2017), Maldonado-Torres (2019) e Carneiro (2023), e feminismos de orientação decolonial, tais como Gonzalez (2018), Lugones (2014) e Ribeiro (2019). Concluímos que o fazer poético de Tavares se alinha a escrevivências (Evaristo, 2020) e é disruptivo em relação à tradição hegemônica e que o contexto paraense atual é mais propício à sua emergência em comparação a períodos históricos anteriores.
Abstract: The present thesis defends that Brazilian literature written by women is a space saturated with intersectional forces due to being transversed by social differences inherited from the violent European colonial process on the Americas. This is because as social agents interact, they engage in relations in which they seek to reach their interests exerting pressure on each other, that is, generating forces of power that take different forms in each society that can superpose enhancing one the other (Foucault, 1995). Although power is not a substance that may be retained and power relations also generate resistance movements, historical processes of domination breed forms of oppression that are more stable because they are historically prolonged and naturalized in a society, but in certain spaces the intensity they act intersectionally make them more evident (Collins 2022). Thus, the main goal of this research is to investigate the reverberation of gender, racialization and social class intersectional tensions in Roberta Tavares’s poetic practice considering her specificity as a woman and black person and quilombola living and producing literature in the state of Pará in the XXI century. To this purpose, we discuss colonial origins of gender, racialization and class oppression present in Brazilian social space constitution affecting above all racialized women such as the writer. Furthermore, we outline a diachronic panorama of the field of literature of female authorship from Pará with the aim of understanding the current context conditions that contribute to embrace or hinder the emergence of her production. Moreover, we think about Tavares’s works considering her mentioned specificity. The justification for this research in the scope of Communication studies is the perspective of literary text as an enunciative unity that integrates a communication process in dialogue with others as proposed by Gadamer (1999), Ricoeur (2010) and Bakhtin (2010). The decision to focus the investigation on Roberta Tavares’s works is due to her representativity in the scope established from an unprecedent survey conducted in the present research between 2021 and 2022 which catalogued 136 active female writers from Pará from the researcher’s pre-existing collection. The investigation was guided by a combination of the with affections (Moriceau, 2020) and intersectional research approaches and accomplished combining documental and bibliographical methodologies. Five axes of analysis were adopted, the first one concerning the materiality of the writer’s three individual books and the other focusing the poems of the artisanal book “Mulheres de Fogo”. Besides the mentioned studies, the theoretical framework was mainly composed of authors who discuss Brazilian literary historiography and gender, such as Gotlib (1998), Duarte (2004 and 2018) and Dalcastagnè (2018), coloniality and decoloniality in Latin America, such as Quijano (2005), Mignolo (2017), Maldonado-Torres (2019) and Carneiro (2023), and feminisms of decolonial orientation, such as Gonzalez (2018), Lugones (2014) e Ribeiro (2019). We conclude that Tavares poetic writing aligns to ‘escrevivências’ (Evaristo, 2020) and is disruptive in relation to the hegemonic tradition and that Para’s current context is more propitious to its emergence in comparison to previous historical periods.
Palavras-chave: Decolonialidade
Interseccionalidade
Escritoras paraenses;
Fazer poético
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
Aparece nas coleções:Teses em Comunicação, Cultura e Amazônia (Doutorado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_TensoesInterseccionaisGiro.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons