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Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Ago-2007
Autor(es): MONASSA, Sulenir Palmeira
Afiliação do(s) Autor(es): SECULT/PA - Secretaria de Estado de Cultura
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Título: Estilos e estratégias de aprendizagem do inglês: um estudo de caso no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Stylistic and learning strategies for the english: a case study in education key
Citar como: MONASSA, Sulenir Palmeira. Estilos e estratégias de aprendizagem do inglês: um estudo de caso no ensino fundamental. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Curso de Mestrado em Letras.
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os estilos de aprendizagem de aprendentes de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Belém e as estratégias de aprendizagem utilizadas por eles nas aulas de inglês e também fora delas. Além disso, buscamos identificar os objetivos dos aprendentes com relação à aprendizagem de inglês. Foram adotados os princípios da pesquisa qualitativa estudo de caso para coleta e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários, auto-relatos verbais e notas de campo. As propostas de Brown (1994), Felder e Soloman (1993) e Oxford (2003) forneceram suporte teórico para uma tentativa de classificação dos estilos de aprendizagem. Escolhemos as teorias de Oxford (1990) para descrever e classificar as estratégias. Para tornar a aprendizagem de uma LE mais eficaz na escola pública, exploramos a possibilidade de propor uma instrução baseada em estratégias integrada ao conteúdo do curso regular. Com esse objetivo, apresentamos dois modelos: Instrução Baseada em Estratégias (IBES) de Cohen (1998) e o Modelo de Treinamento de Estratégias Oxford (1990). Nossos resultados descrevem os estilos e estratégias de aprendizagem dos alunos de uma turma da 8 série do Ensino Fundamental. Aventamos a possibilidade de que, identificadas essas características, professor e alunos podem criar situações de aprendizagem muito mais eficazes.
Abstract: This study aims at investigating the learning styles and strategies of a group of Elementary School students of a Belém public school. We also identified students goals and objectives in learning English. The principles of qualitative research were adopted to collect and analyze the data of this case study. The instruments used were questionnaires, self- verbal report protocols and field notes. Browns (1994) Felder and Solomans (1993) and Oxfords (2003) proposals provide rationale in order to classify learning styles. We also chose Oxfords theories (1990) to describe and classify learning strategies (2003). In order to make the foreign language learning (FLL) in public schools more effective, we describe two models of strategies based instruction which can be integrated into regular courses: Strategies-Based Instruction (SBI) by Cohen (1998) and Strategy Training Model by Oxford (1990). Results of this study describe the styles and strategies of a class of 8th graders of a Public School. We state that once these characteristics are identified, teacher and students can create learning situations which are more effective.
Palavras-chave: Estudo de caso
Aprendizagem
Ensino fundamental
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Língua inglesa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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