Estilos e estratégias de aprendizagem do inglês: um estudo de caso no ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-08-31

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MONASSA, Sulenir Palmeira. Estilos e estratégias de aprendizagem do inglês: um estudo de caso no ensino fundamental. Orientadora: Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1731. Acesso:.

DOI

Este estudo tem como objetivo investigar os estilos de aprendizagem de aprendentes de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Belém e as estratégias de aprendizagem utilizadas por eles nas aulas de inglês e também fora delas. Além disso, buscamos identificar os objetivos dos aprendentes com relação à aprendizagem de inglês. Foram adotados os princípios da pesquisa qualitativa estudo de caso para coleta e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários, auto-relatos verbais e notas de campo. As propostas de Brown (1994), Felder e Soloman (1993) e Oxford (2003) forneceram suporte teórico para uma tentativa de classificação dos estilos de aprendizagem. Escolhemos as teorias de Oxford (1990) para descrever e classificar as estratégias. Para tornar a aprendizagem de uma LE mais eficaz na escola pública, exploramos a possibilidade de propor uma instrução baseada em estratégias integrada ao conteúdo do curso regular. Com esse objetivo, apresentamos dois modelos: Instrução Baseada em Estratégias (IBES) de Cohen (1998) e o Modelo de Treinamento de Estratégias Oxford (1990). Nossos resultados descrevem os estilos e estratégias de aprendizagem dos alunos de uma turma da 8 série do Ensino Fundamental. Aventamos a possibilidade de que, identificadas essas características, professor e alunos podem criar situações de aprendizagem muito mais eficazes.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MONASSA, Sulenir Palmeira. Estilos e estratégias de aprendizagem do inglês: um estudo de caso no ensino fundamental. Orientadora: Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1731. Acesso:.