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Tipo: Dissertação
Data do documento: 31-Jan-2025
Autor(es): SOUZA, Milena Moraes de Araújo e
Primeiro(a) Orientador(a): COSTA, Antonio Maurício Dias da
Título: Entre atos: o intermezzo do ensino musical durante a extinção do Instituto Carlos Gomes em Belém (1908-1929)
Citar como: SOUZA, Milena Moraes de Araújo e. Entre atos: o intermezzo do ensino musical durante a extinção do Instituto Carlos Gomes em Belém (1908-1929). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17319. Acesso em:.
Resumo: A proposta desta dissertação é investigar a trajetória histórica do Instituto Carlos Gomes, com ênfase na sua continuidade e ressignificação durante o período de sua interrupção, entre 1908 e 1929, denominado por Jonas Arraes como um período de "intermezzo", e no seu restabelecimento em 1929. Para isso, foi necessário o levantamento de fontes documentais, como jornais, revistas, programas de concertos, fotografias e outros. Como referencial teórico, buscamos os estudos de Pierre Bourdieu e Raymond Williams para compreender as relações envolvidas no processo de reabertura. O estudo inicia com a análise do contexto histórico que levou ao encerramento das atividades do ICG, um símbolo de ensino musical de alta qualidade que foi interrompido devido a fatores econômicos e políticos, como a crise da borracha e mudanças nas administrações governamentais. Em seguida, inquirimos como músicos, professores e alunos encontraram alternativas para continuar a educação musical e promover a cultura, por meio da criação de novos espaços e iniciativas. Por fim, esta pesquisa procurou examinar como a escola de música de Antonia Rocha de Castro, juntamente com o alinhamento entre músicos e figuras políticas, possibilitou o "renascimento" do Instituto.
Abstract: The purpose of this dissertation is to investigate the historical trajectory of the Carlos Gomes Institute, with an emphasis on its continuity and reinterpretation during the period of its interruption, between 1908 and 1929, called by Jonas Arraes as an "intermezzo" period, and its reestablishment in 1929. To this end, it was necessary to survey documentary sources, such as newspapers, magazines, concert programs, photographs, and others. As a theoretical framework, we sought the studies of Pierre Bourdieu and Raymond Williams to understand the relationships involved in the reopening process. The study begins with an analysis of the historical context that led to the closure of the ICG, a symbol of high-quality music education that was interrupted due to economic and political factors, such as the rubber crisis and changes in government administrations. We then investigate how musicians, teachers, and students found alternatives to continue music education and promote culture through the creation of new spaces and initiatives. Finally, this research sought to examine how Antonia Rocha de Castro's music school, together with the alignment between musicians and political figures, enabled the "rebirth" of the Institute.
Palavras-chave: Instituto Carlos Gomes
Música no Pará
Ensino musical
Music in Pará
Music education
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
Linha de Pesquisa: ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece nas coleções:Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

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