Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERRAZ, Daniel de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-08T19:12:03Z-
dc.date.available2025-05-08T19:12:03Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationFERRAZ, Daniel de Oliveira. Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down. Orientador: Heleno Fulber; Coorientador: Bruno Merlin. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339-
dc.description.abstractObserving the social and educational context, and considering that children with down syndrome are being included in regular education in public and private schools, this work sought to identify and apply a tool that helps the teacher to work on improving fine motor movement of the student, aiming at a gain in the motor writing learning process. Thus, a tool was selected and a case study was applied to assess the possibilities of this gain. During the research, the considerations made by a psychopedagogue who followed the intervention process and evaluated the changes observed at the end of the process were used as an evaluation parameter. Thus, it was observed that the use of educational software as a teaching tool, enabled a gain in the development of motor coordination and a sense of laterality, leading to the conclusion that it can help in the literacy process of children with down syndrome.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Melissa Feitosa (melissa.feitosa@tucurui.ufpa.br) on 2025-05-08T18:29:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf: 3049339 bytes, checksum: a0c040e6ca8efdf9dbb391a2809b96c6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-05-08T19:12:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf: 3049339 bytes, checksum: a0c040e6ca8efdf9dbb391a2809b96c6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-08T19:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf: 3049339 bytes, checksum: a0c040e6ca8efdf9dbb391a2809b96c6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectSoftwares educacionaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motor finopt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectFine motor developmentpt_BR
dc.titleSoftware educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Downpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruípt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.contributor.advisor1FULBER, Heleno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018616409948511pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MERLIN, Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336467549495208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3829275887355859pt_BR
dc.description.resumoObservando o contexto social e educacional, e tendo em vista que as crianças com síndrome de down estão sendo inseridas no ensino regular de escolas públicas e privadas, este trabalho buscou identificar e aplicar uma ferramenta que ajude o professor a trabalhar a melhoria no movimento motor fino do aluno, almejando um ganho no processo de aprendizagem da escrita motora. Assim, foi selecionada uma ferramenta e aplicado um estudo de caso para avaliar as possibilidades deste ganho. Durante a pesquisa, utilizou-se como parâmetro de avaliação as considerações feitas por uma psicopedagoga que acompanhou o processo de intervenção e avaliou as mudanças observadas ao final do processo. Com isso, observou-se que o emprego de softwares educacionais como ferramenta de ensino, possibilitou um ganho no desenvolvimento da coordenação motora e do senso de lateralidade, levando a concluir-se que pode auxiliar no processo de alfabetização de crianças com síndrome de down.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDESENVOLVIMENTO DE SISTEMASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.description.affiliationIFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDHTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons