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Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Nov-2024
Autor(es): ARAUJO, Gabriela Laroca
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): SANTOS, Patricia da Silva
Primeiro(a) coorientador(a): CARDOSO, Denise Machado
Título: Partilhando o sensível: práticas dissidentes de cinema na Amazônia paraense
Agência de fomento: 
Citar como: ARAUJO, Gabriela Laroca Partilhando o sensível: práticas dissidentes de cinema na Amazônia paraense. Orientadora: Patricia da Silva Santos. ; Coorientadora: Denise Machado Cardoso. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17348. Acesso em: .
Resumo: Esta dissertação investiga a democratização do audiovisual na Amazônia paraense, com foco no projeto Telas em Rede em Santarém/PA, que utiliza o audiovisual como ferramenta de comunicação popular para amplificar as vozes das comunidades periféricas e fortalecer suas lutas por reconhecimento e direitos. O estudo discute as práticas dissidentes de produção audiovisual como uma forma de resistência contracolonial, explorando os entrelaçamentos entre arte e política. Ancorada na teoria estética de Jacques Rancière, a pesquisa analisa como o audiovisual pode reconfigurar percepções, sensibilidades e modos de agir, tanto no nível individual quanto coletivo, propondo novas formas de subjetivação política e transformação social. O principal objetivo é examinar a relevância do audiovisual como uma ferramenta de luta em contextos de organização popular e defesa de territórios, além de discutir os múltiplos significados atribuídos ao fazer audiovisual nas periferias da Amazônia. A metodologia utilizada inclui uma etnografia multissituada que combinou observação participante, entrevistas abertas e semiestruturadas com os membros do Telas em Rede e análise das produções audiovisuais realizadas no projeto. O trabalho de campo foi realizado em Santarém, e foi ampliado com análises de relatórios de atividades e materiais digitais relacionados ao projeto. A pesquisa destaca a importância da democratização das tecnologias de produção audiovisual como forma de reconfigurar o sensível, permitindo que grupos historicamente marginalizados criem suas próprias narrativas e questionem as representações coloniais dominantes, articulando novos horizontes políticos e sociais. Dessa forma, o Telas em Rede busca reconfigurar a percepção do espaço amazônico, não apenas como uma área de exploração, mas como um território de resistência, criação e transformação coletiva, onde o audiovisual se torna um meio de amplificar as demandas e as vozes das populações invisibilizadas.
Abstract: This dissertation investigates the democratization of audiovisual media in the Amazon region of Pará, focusing on the Telas em Rede project in Santarém/PA, which uses audiovisual media as a tool for popular communication to amplify the voices of peripheral communities and strengthen their struggles for recognition and rights. The study discusses dissident practices of audiovisual production as a form of countercolonial resistance, exploring the intertwining of art and politics. Anchored in Jacques Rancière's aesthetic theory, the research analyzes how audiovisual media can reconfigure perceptions, sensibilities, and ways of acting, both at the individual and collective levels, proposing new forms of political subjectivation and social transformation. The main objective is to examine the relevance of audiovisual media as a tool for struggle in contexts of popular organization and defense of territories, in addition to discussing the multiple meanings attributed to audiovisual media in the peripheries of the Amazon. The methodology used includes a multi-sited ethnography that combined participant observation, open and semi-structured interviews with members of Telas em Rede, and analysis of the audiovisual productions carried out in the project. The fieldwork was carried out in Santarém and was expanded with analyses of activity reports and digital materials related to the project. The research highlights the importance of democratizing audiovisual production technologies as a way of reconfiguring the sensitive, allowing historically marginalized groups to create their own narratives and question dominant colonial representations, articulating new political and social horizons. In this way, Telas em Rede seeks to reconfigure the perception of the Amazon space, not only as an area of ​exploration, but as a territory of resistance, creation and collective transformation, where audiovisual becomes a means of amplifying the demands and voices of invisible populations.
Palavras-chave: Cinema
Amazônia
Política da Imagem
Olitics of the image
Amazon
Área de Concentração: ANTROPOLOGIA
Linha de Pesquisa: ÉTICA, TRABALHO E SOCIABILIDADES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

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