Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAIOL, Alberto Alan da Costa-
dc.date.accessioned2025-05-12T17:33:54Z-
dc.date.available2025-05-12T17:33:54Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationRAIOL, Alberto Alan da Costa. Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC. Orientador: Carlos dos Santos Portela; Coorientadora: Isadora Mendes dos Santos. 2023. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365-
dc.description.abstractThis paper presents an evaluation model of Computational Thinking (CT) in basic education, based on Bloom’s Learning Taxonomy, Solo’s Taxonomy and on Computing Standards for Basic Education. To analyze the evalu- ation model, we propose to apply a workshop using an ”Unplugged Game” that deals with the key CT concepts, such as: Algorithms, Abstraction, and Automation. We believe that the evaluation model will be able to contribute to the improvement of the evaluation processes of the development of computing skills according to Common National Curriculum Base (BNCC).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Arlindo Araujo Junior (arlindojunior@ufpa.br) on 2025-05-08T13:10:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br), reason: O depósito será realizado pela administração do RIUFPA por se tratar de um artigo. on 2025-05-09T12:50:45Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arlindo Araujo Junior (arlindojunior@ufpa.br) on 2025-05-12T15:09:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-05-12T17:33:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-12T17:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-09-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectComputação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComputação - Avaliação - Educação básicapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.titleUm modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruípt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.contributor.advisor1PORTELA, Carlos dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707594869367480pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Isadora Mendes dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444023853686058pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9603187781182430pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta um modelo de avaliacão do Pensamento Computacional (PC) na educacão básica, baseando-se na Taxonomia de Aprendizagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computacão para a Educacão Básica. Para analisar o modelo de avaliacão é proposto a aplicacão de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado” que trabalha conceitos chaves do PC, como: Algoritmos, Abstracão e Automacão. O modelo de avaliacão visa contribuir na melhoria dos processos de avalição do desenvolvimento de competências da Computação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDESENVOLVIMENTO DE SISTEMASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.description.affiliationEscola SESI Ananindeuapt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDHTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-3263-3075pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf506,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons