Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17410
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSINIMBÚ, Renato Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-05-26T13:26:05Z-
dc.date.available2025-05-26T13:26:05Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.identifier.citationSINIMBÚ, Renato Pinheiro. Jazzes e Banguês: um estudo sobre a música e a sociedade do Baixo Tocantins (1940 – 1970). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2025. 176 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17410. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17410-
dc.description.abstractThe research aims to explore the interaction between music, culture and society in the region of Baixo Tocantins, Pará, between 1940 and 1970. To this end, it focuses on two local musical formations: Jazz, with a cosmopolitan influence and linked to modernity, and Banguês , marked by rural and community tradition. The study seeks to demonstrate how these musical practices coexisted and interacted in a context of social and economic transformations, including the advent of radio. Jazzes, originating from North American influences, represented modern entertainment and were associated with local elites. The Banguês incorporated artisanal instruments and rhythms, related to religious festivities and Afro-descendant tradition. However, despite having contrasting characteristics, both contributed to the construction of a unique musical identity, reflecting tensions between modernity and tradition. Using oral history, documentary and comparative analysis, this thesis also seeks to discuss the role of music in the formation of social hierarchies, in leisure spaces and in the inclusion of black musicians in local society. Finally, it emphasizes that music was a link between rural and urban areas capable of promoting cultural negotiations and identity transformations that characterized the social history of the region.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-05-26T12:51:26Z No. of bitstreams: 2 Tese - Renato Pinheiro Sinimbú.pdf: 4838692 bytes, checksum: 6eb4d6fa2d0bd30bbf86c7130d3f3639 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-05-26T13:26:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Renato Pinheiro Sinimbú.pdf: 4838692 bytes, checksum: 6eb4d6fa2d0bd30bbf86c7130d3f3639 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T13:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Renato Pinheiro Sinimbú.pdf: 4838692 bytes, checksum: 6eb4d6fa2d0bd30bbf86c7130d3f3639 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-01-17en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.compt_BR
dc.subjectJazzept_BR
dc.subjectBanguêpt_BR
dc.subjectMúsica do Baixo Tocantinspt_BR
dc.subjectMusic from Baixo Tocantinsen
dc.titleJazzes e Banguês: um estudo sobre a música e a sociedade do Baixo Tocantins (1940 – 1970)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Antonio Maurício Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563255308649361pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2974534739650965pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo explorar a interação entre música, cultura e sociedade na região do Baixo Tocantins, Pará, entre 1940 e 1970. Para isso, focaliza duas formações musicais locais: os Jazzes, com influência cosmopolita e ligada à modernidade, e os Banguês, marcados pela tradição rural e comunitária. O estudo busca demonstrar como essas práticas musicais coexistiam e dialogavam em um contexto de transformações sociais e econômicas, incluindo o advento do rádio. Os Jazzes, originados em influências norte-americanas, representavam o entretenimento moderno e eram associados às elites locais. Já os Banguês incorporavam instrumentos e ritmos artesanais, relacionados às festividades religiosas e à tradição afrodescendente. Contudo, apesar de possuírem características contrastantes, ambos contribuíram para a construção de uma identidade musical única, refletindo tensões entre modernidade e tradição. Utilizando a história oral, análise documental e comparativa, esta tese também busca discutir o papel da música na formação de hierarquias sociais, nos espaços de lazer e na inclusão de músicos negros na sociedade local. Por último, enfatiza que a música foi um elo entre o rural e urbano capaz de promover negociações culturais e transformações identitárias que caracterizaram a história social da região.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0223-9264pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_JazzesBanguesEstudo.pdf4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons