Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17420
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2022
Autor(es): MOTA, Joselene Ferreira
FERREIRA, Emerson Maciel
FREITAS, Rhenan Ferreira de
REIS, Saulo Viana
Afiliação do(s) Autor(es): MOTA, J. F. Universidade Federal do Pará
Título: Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Virtual football course and human formation: analysis of historical and pedagogical elements
Curso virtual de fútbol y formación humana: análisis de elementos históricos y pedagógicos
Citar como: MOTA, Joselene Ferreira et al. Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, online, v. 44, e009122, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e009122. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17420. Acesso em:.
Resumo: Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento do curso virtual “Futebol e formação humana: elementos históricos e pedagógicos”, ação que compôs o conjunto de atividades virtuais do Projeto Academia e Futebol da Universidade Federal do Pará (UFPA) no período da pandemia de Coronavirus Disease-2019 (COVID-19). O objetivo foi analisar as impressões dos cursistas em relação à apropriação do conhecimento transmitido nas oito aulas do curso. A metodologia foi realizada pela pesquisa de campo de caráter exploratório, em que foram aplicados formulários via Google Forms aos 47 cursistas que concluíram o curso virtual. O resultado da análise comprovou que as temáticas via conteúdos foram relevantes e que a metodologia para o tempo pandêmico foi adequada, o que propiciou a apropriação dos conhecimentos.
Abstract: This is an experience report on the development of the Virtual Football Course and human formation: analysis of historical and pedagogical elements, an action that composed the set of virtual activities of the UFPA Academy and Soccer Project during the COVID-19 pandemic period. The objective is to analyze the impressions of the students in relation to the appropriation of knowledge transmitted in the eight classes of the course. The methodology was based on exploratory field research where forms were applied via google forms to the 47 students who completed the virtual course. The result of the analysis is that the themes via content were relevant and that methodology for the pandemic time was appropriate which led to the appropriation of knowledge related to the themes of the classes.
Resumen: Este es un relato de experiencia sobre el desarrollo del Curso Virtual de Fútbol y formación humana: análisis de elementos históricos y pedagógicos, acción que conformó el conjunto de actividades virtuales de la Academia UFPA y Proyecto de Fútbol durante el período de la pandemia del COVID-19. El objetivo es analizar las impresiones de los estudiantes en relación con la apropiación del conocimiento transmitido en las ocho clases del curso. La metodología se basó en una investigación de campo exploratoria donde se aplicaron formularios a través de formularios de Google a los 47 estudiantes que completaron el curso virtual. El resultado del análisis es que los temas a través del contenido fueron relevantes y que la metodología para el tiempo de pandemia fue adecuada, lo que condujo a la apropiación del conocimiento.
Palavras-chave: Futebol
Formação humana
Esporte
Conhecimento
Football
Human formation
Sport
Knowledge
Título do Periódico: Revista Brasileira de Ciências do Esporte
ISSN: 2179-3255
País: Brasil
Instituição: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Sigla da Instituição: CBCE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.scielo.br/j/rbce/a/y3k7CjHYCpVC793yGKX6WLx/?format=pdf&lang=pt
Identificador DOI: 10.1590/rbce.44.e009122
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FEF/ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CursoVirtualFutebol.pdf737,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons