Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17420
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMOTA, Joselene Ferreira-
dc.creatorFERREIRA, Emerson Maciel-
dc.creatorFREITAS, Rhenan Ferreira de-
dc.creatorREIS, Saulo Viana-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:50:42Z-
dc.date.available2025-05-27T13:50:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMOTA, Joselene Ferreira et al. Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, online, v. 44, e009122, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e009122. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17420. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2179-3255pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17420-
dc.description.abstractThis is an experience report on the development of the Virtual Football Course and human formation: analysis of historical and pedagogical elements, an action that composed the set of virtual activities of the UFPA Academy and Soccer Project during the COVID-19 pandemic period. The objective is to analyze the impressions of the students in relation to the appropriation of knowledge transmitted in the eight classes of the course. The methodology was based on exploratory field research where forms were applied via google forms to the 47 students who completed the virtual course. The result of the analysis is that the themes via content were relevant and that methodology for the pandemic time was appropriate which led to the appropriation of knowledge related to the themes of the classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessa Costa (alessa@ufpa.br) on 2025-05-27T13:48:20Z No. of bitstreams: 2 Artigo_CursoVirtualFutebol.pdf: 755176 bytes, checksum: cf918ce70aeae30d4721db374f4304a7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alessa Costa (alessa@ufpa.br) on 2025-05-27T13:50:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_CursoVirtualFutebol.pdf: 755176 bytes, checksum: cf918ce70aeae30d4721db374f4304a7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T13:50:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_CursoVirtualFutebol.pdf: 755176 bytes, checksum: cf918ce70aeae30d4721db374f4304a7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esportept_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências do Esportept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.scielo.br/j/rbce/a/y3k7CjHYCpVC793yGKX6WLx/?format=pdf&lang=ptpt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectFootballpt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.titleCurso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicospt_BR
dc.title.alternativeVirtual football course and human formation: analysis of historical and pedagogical elementspt_BR
dc.title.alternativeCurso virtual de fútbol y formación humana: análisis de elementos históricos y pedagógicospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCBCEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063860082259648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5472480539852246pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9366953244352281pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9366953244352281pt_BR
dc.citation.volume44pt_BR
dc.citation.issuee009122pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/rbce.44.e009122pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento do curso virtual “Futebol e formação humana: elementos históricos e pedagógicos”, ação que compôs o conjunto de atividades virtuais do Projeto Academia e Futebol da Universidade Federal do Pará (UFPA) no período da pandemia de Coronavirus Disease-2019 (COVID-19). O objetivo foi analisar as impressões dos cursistas em relação à apropriação do conhecimento transmitido nas oito aulas do curso. A metodologia foi realizada pela pesquisa de campo de caráter exploratório, em que foram aplicados formulários via Google Forms aos 47 cursistas que concluíram o curso virtual. O resultado da análise comprovou que as temáticas via conteúdos foram relevantes e que a metodologia para o tempo pandêmico foi adequada, o que propiciou a apropriação dos conhecimentos.pt_BR
dc.description.resumenEste es un relato de experiencia sobre el desarrollo del Curso Virtual de Fútbol y formación humana: análisis de elementos históricos y pedagógicos, acción que conformó el conjunto de actividades virtuales de la Academia UFPA y Proyecto de Fútbol durante el período de la pandemia del COVID-19. El objetivo es analizar las impresiones de los estudiantes en relación con la apropiación del conocimiento transmitido en las ocho clases del curso. La metodología se basó en una investigación de campo exploratoria donde se aplicaron formularios a través de formularios de Google a los 47 estudiantes que completaron el curso virtual. El resultado del análisis es que los temas a través del contenido fueron relevantes y que la metodología para el tiempo de pandemia fue adecuada, lo que condujo a la apropiación del conocimiento.pt_BR
dc.description.affiliationMOTA, J. F. Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0856-8907pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4017-5046pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0617-1850pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1180-4410pt_BR
dc.citation.epage7pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FEF/ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_CursoVirtualFutebol.pdf737,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons