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dc.creatorBARBOSA, Matheus dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-29T12:56:48Z-
dc.date.available2025-05-29T12:56:48Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationBARBOSA, Matheus dos Santos. Efeito da temperatura, tempo e taxa de resfriamento na formação do eutetóide divorciado em soldas de trilhos de aço perlítico. Orientador: Paulo Cordeiro Machado. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17436. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17436-
dc.description.abstractThe hardness reduction that occurs at the end of the Heat Affected Zone (HAZ) of welded joints of railway is generated through of the Divorced Eutectoid formation (DE). This transformation happens in the weld during the cooling of the austenite when there is presence of undissolved carbides, which, in turn, act as preexisting cores for the formation of this microstructure, forming a combination of spheroidized cementite + ferrite. In order to understand this microstructural transformation, samples of premium and superpremium rails were tested by dilatometry, with a full factorial Design Of Experiments (DOE) that evaluated the effects of variables temperature, holding time and cooling rate; and their interactions. The samples after thermal cycling were characterized by microhardness test and scanning electron microscopy analysis. The results showed that the highest DE fractions were obtained at higher temperatures (750 °C) and with higher equivalent carbon. However, by increasing the cooling rate, from 1.5 to 9 °C/s, resulted in a reduction of the DE fraction of 49% for the premium rail at 750 °C and 75% for the superpremium rail at 740 °C. Regarding hardness, the behavior was inversely proportional, where the increase in the cooling rate provided an increase in the hardness of the rails (about 21%), in addition, the samples simulated at 740 and 750 °C and cooled to 1.5° C/s showed hardness similar to that was found in the region of lower hardness of rails welded by Flash Butt Weld (FBW). The factors that had the greatest effect on DE formation, in increasing order, were temperature, equivalent carbon and cooling rate.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEutetóide divorciadopt_BR
dc.subjectTrilhos ferroviáriospt_BR
dc.subjectDilatometriapt_BR
dc.subjectSolda por caldeamentopt_BR
dc.subjectDivorced Eutectoid Transformation,en
dc.subjectRailen
dc.titleEfeito da temperatura, tempo e taxa de resfriamento na formação do eutetóide divorciado em soldas de trilhos de aço perlíticopt_BR
dc.title.alternativeEffect of temperature, holding time and cooling rate on the formation of divorced eutetoid in pearlitic steel rail weldingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Paulo Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0133330144786049pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384626514155574pt_BR
dc.description.resumoA redução de dureza que ocorre ao final da Zona Afetada pelo Calor (ZAC) de juntas soldadas de trilhos ferroviários é gerada através da formação do Eutetóide Divorciado (ED). Essa transformação ocorre na solda durante o resfriamento da austenita quando há a presença de carbonetos não dissolvidos, que, por sua vez, atuam como núcleos preexistentes para a formação dessa microestrutura, formando uma combinação de cementita esferoidizada + ferrita. Com o intuito de compreender esta transformação microestrutural, amostras de trilhos premium e superpremium foram ensaiadas via dilatometria, com um planejamento experimental (design of experiments - DOE) fatorial completo que avaliou os efeitos das variáveis temperatura, tempo de permanência em temperatura isotérmica e taxa de resfriamento; e suas interações. As amostras pós ciclo térmico foram caracterizadas via ensaio de microdureza e análise de microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostraram que as maiores frações de ED foram obtidas em temperaturas mais elevadas (750 °C) e com maior carbono equivalente. Entretanto, o aumento da taxa de resfriamento, de 1,5 para 9 °C/s, ocasionou redução da fração de ED de 49% para o trilho premium em 750 °C e de 75% para o trilho superpremium em 740 °C. Em relação à dureza, o comportamento foi inversamente proporcional, pois o aumento da taxa de resfriamento proporcionou aumento na dureza dos trilhos (cerca de 21%), além disso, as amostras simuladas em 740 e 750 °C e resfriadas a 1,5 °C/s apresentaram dureza semelhante a encontrada na região de menor dureza de soldas por caldeamento de trilho. Os fatores que tiveram maior efeito na formação do ED, em ordem de crescente, foram a temperatura, o carbono equivalente e a taxa de resfriamento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Industrialpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMATERIAIS E PROCESSOSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPROJETOS INDUSTRIAISpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia Industrial (Mestrado) - PPGEI/ITEC

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