Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Dez-2021 |
Autor(es): | BARILE, Iury Klay Peres |
Primeiro(a) Orientador(a): | MACHADO, Paulo Cordeiro |
Primeiro(a) coorientador(a): | COSTA, Ednelson da Silva |
Título: | Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário |
Citar como: | BARILE, Iury Klay Peres. Influência da taxa de resfriamento nas tensões residuais de solda por centelhamento de trilho ferroviário. Orientador: Paulo Cordeiro Machado. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17450. Acesso em:. |
Resumo: | O processo de fabricação e soldagem de trilhos ferroviários induzem tensões residuais que podem atuar de forma deletéria à integridade estrutural destes componentes, principalmente nos casos em que as tensões são trativas, as quais podem favorecer a nucleação e propagação de trincas que, poderão causar a falha prematura dos trilhos. Este trabalho tem como objetivo avaliar as tensões residuais de trilhos soldados por centelhamento com e sem ciclo de resfriamento por ar forçado no boleto pós soldagem. As técnicas de medição de tensões residuais utilizadas foram as de ultrassom com ondas cisalhantes para análise do metal de base e furo cego para o centro da solda e zona afetada pelo calor (ZAC). As técnicas apresentaram resultados similares aos encontrados na literatura, para o boleto foram encontradas tensões trativas na região do metal de base, e tensões compressivas na ZAC e centro da solda do boleto. Na alma foram encontradas tensões trativas na ZAC e centro da solda. |
Abstract: | The process of manufacturing and welding in rail induces residual stresses that can act in a deleterious way to the structural integrity of this component, especially in cases where the tractive stresses, can favor the nucleation and propagation of cracks, may cause premature rail failure. The objective this work is evaluate the residual stresses of rails welded by flash butt welding (FBW) with and without heat treatment post welding with forced air cooling. The techniques measurement of residual stress ultrasound using shear waves in the metal base and hole Drilling in the center of the weld and in the zone thermally affected (HAZ). The techniques presented similar results to those found in the literature, for the head, tensile stresses were found in the base metal region, and compressive stresses in the HAZ and center of the weld. In the web, tensile stresses were found at the HAZ and the center of the weld. |
Palavras-chave: | Tensões residuais Solda por centelhamento Trilho ferroviário Residual stresses Flash butt welding Rail |
Área de Concentração: | PROJETOS INDUSTRIAIS |
Linha de Pesquisa: | MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Industrial (Mestrado) - PPGEI/ITEC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_InfluenciaTaxaResfriamento.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons