Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Diego Tavares-
dc.date.accessioned2025-07-02T19:24:12Z-
dc.date.available2025-07-02T19:24:12Z-
dc.date.issued2025-02-07-
dc.identifier.citationCARDOSO, Diego Tavares. O efeito do status do consumo sustentável no engajamento e no boca a boca na categoria de consumo moderado pelo tipo de comunicação no ambiente online. Orientador: Emilio Jose Montero Arruda Filho. 2025. 63 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17571. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17571-
dc.description.abstractThe status of sustainable consumption has emerged as a differentiation capable of generating demand for environmentally friendly products, which is why several studies have dedicated themselves to better understanding this positioning phenomenon in the context of sustainable consumption. Thus, this research sought to understand the effects of this status of sustainable consumption on engagement and, consequently, on word of mouth when moderated by the type of communication in the virtual environment (rational x emotional). To this end, three quantitative studies were developed, in which statistical techniques were applied using SPSS 23 and PROCESS 4.3 software to analyze the data obtained and achieve a greater understanding of the phenomenon studied. Among the findings of this research, the moderating effect of emotional communication on the relationship between status and engagement stands out, in addition to status with word of mouth. Furthermore, we identified that engagement acts as a mediator in the relationship between status and word of mouth. This study makes significant contributions to the literature and to marketers, offering insights into the most effective type of communication for sustainable products with high or low status appeal, as well as suggesting directions for future research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suely Paraense (sparaense@ufpa.br) on 2025-07-02T19:23:58Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitoStatusConsumo.pdf: 5203539 bytes, checksum: 5756be4963a5f68245c7964398f53286 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suely Paraense (sparaense@ufpa.br) on 2025-07-02T19:24:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitoStatusConsumo.pdf: 5203539 bytes, checksum: 5756be4963a5f68245c7964398f53286 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T19:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EfeitoStatusConsumo.pdf: 5203539 bytes, checksum: 5756be4963a5f68245c7964398f53286 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.brpt_BR
dc.subjectStatus do consumo sustentávelpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectBoca a bocapt_BR
dc.subjectStatus of sustainable consumptionpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectWord of mouthpt_BR
dc.titleO efeito do status do consumo sustentável no engajamento e no boca a boca na categoria de consumo moderado pelo tipo de comunicação no ambiente onlinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO:pt_BR
dc.contributor.advisor1ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895428179606886pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5808155843600951pt_BR
dc.description.resumoO status do consumo sustentável emergiu como uma diferenciação capaz de gerar demanda por produtos ecologicamente corretos, motivo pelo qual diversos estudos têm se dedicado a compreender melhor esse fenômeno de posicionamento no contexto de consumo sustentável. Assim, esta pesquisa buscou compreender os efeitos do status do consumo sustentável no engajamento e, consequentemente, no boca a boca quando moderado pelo tipo de comunicação no ambiente virtual (racional x emocional). Para isso, foram desenvolvidos três estudos quantitativos, nos quais se aplicaram técnicas estatísticas utilizando o software SPSS 23 e o PROCESS 4.3 para analisar os dados obtidos e alcançar uma maior compreensão do fenômeno estudado. Entre os achados desta pesquisa, destaca-se o efeito moderador da comunicação emocional na relação entre status e engajamento, além do status com o boca a boca. Além disso, identificamos que o engajamento atua como mediador na relação entre status e boca a boca. Este estudo oferece contribuições significativas para a literatura e para profissionais de marketing, oferecendo insights sobre o tipo de comunicação mais eficaz para produtos sustentáveis com alto ou baixo apelo de status, além de sugerir direções para pesquisas futuras.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaESTRATÉGIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1574-8332pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EfeitoStatusConsumo.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons