Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALCANTARA, Wallesson Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-30T23:59:24Z | - |
dc.date.available | 2025-07-30T23:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.identifier.citation | ALCANTARA, Wallesson Amaral. Corpo-Raiz: O processo de criação do bolero Interamor. Orientadora: Ana Flávia de Melo Mendes. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17610. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17610 | - |
dc.description.abstract | This research addresses the notion of Root Body, which is a way of thinking about ballroom dance intertwined with the life and artistic trajectory of an artist-teacher-researcher. This trajectory is permeated by different artistic experiences in ballroom dance, especially bolero, and constitutes experiences informed by Neuroscience (Marçal, 2019), with theoretical and practical foundations in Movement Ecology (Bolsanello, 2016) and Immanent Dance (Mendes, 2008), in addition to the notion of "dance as a politics of appearance" (Castelo, 2022). As a result, the poetics of Interamor are presented, along with its methodological developments, applicable both to the creation and teaching of ballroom dancing, and the social discussion triggered by the work of art | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2025-07-30T23:55:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CorpoRaizInteramor.pdf: 1053639 bytes, checksum: 9bbda8538a13c83d301aebd0dc924bac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2025-07-30T23:59:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CorpoRaizInteramor.pdf: 1053639 bytes, checksum: 9bbda8538a13c83d301aebd0dc924bac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-30T23:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CorpoRaizInteramor.pdf: 1053639 bytes, checksum: 9bbda8538a13c83d301aebd0dc924bac (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-06-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Via e-mail | pt_BR |
dc.subject | Dança de salão | pt_BR |
dc.subject | Bolero (dança) | pt_BR |
dc.subject | Poética corporal | pt_BR |
dc.subject | Arte - Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Dança contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Dança e política | pt_BR |
dc.subject | Corpo e subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Dança - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Contemporary dance | pt_BR |
dc.subject | Embodiment | pt_BR |
dc.subject | Art - Creative process | pt_BR |
dc.subject | Bolero (dance) | pt_BR |
dc.title | Corpo-Raiz: O processo de criação do bolero Interamor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MENDES, Ana Flávia de Mello | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6144243746546776 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9410338253242592 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata da noção de Corpo-Raiz, que é um modo de fazer-pensar a Dança de Salão imbricado com a trajetória de vida e arte de um artista-professor-pesquisador. Esta trajetória é permeada por diferentes experiências artísticas na Dança de Salão, sobretudo no bolero, constituindo-se de vivências atravessadas pela Neurociência (Marçal, 2019), tendo como fundamentação teórico-prática a Ecologia do Movimento (Bolsanello, 2016) e a Dança Imanente (Mendes, 2008), além da noção de “dança como política de aparecimento” (Castelo, 2022). Como resultado, apresenta-se a poética Interamor, seus desdobramentos metodológicos, aplicáveis tanto na criação quanto no ensino da Dança de Salão e a discussão de cunho social disparada pela obra de arte. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CorpoRaizInteramor.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons