Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Gabriel Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-08-18T17:00:18Z-
dc.date.available2025-08-18T17:00:18Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gabriel Rodrigues. Ecos de um Theatro Assombrado: um estudo de caso sobre as relações entre materialidade, visagens e o Theatro da Paz, Belém (PA). 2024. 327 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17642. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17642-
dc.description.abstractThis dissertation, structured in three acts, explores the relationships between materiality and visages in the amazonian imaginary. It delves into the topic through the case study of the narratives shared by the workers of the Theatro da Paz, located in Praça da República, Belém, in the state of Pará, Brazil. The Act I: Amazonian Visages aims to conceptualize the word Visage throughout a discussion about the territorialization of the environment into the imaginary, which influences the spatial and social distances observed between Saints, Visages and Enchanted. Those distances are themselves intertwined with the social-spatial categories of Center, Margin and Deep. The Act II: Theaters focuses on the History of Theatro da Paz to explore the social role that theaters played in Amazonian colonization strategies and the economical, social, and environmental changes incurred in Belém throughout the second half of the XIX century. Those factors are partially responsible for the physical traits currently embodied by the Theatro da Paz. Finally, Act III: Senses and Things brings together these discussions to answers questions about the role visages have between the workers’ relationship with the Theatro da Paz; of impacts of physical characteristics and operational hours in the emergence of visages; the role of ordinary material things in narratives about visages; and how these aspects entangle themselves into mastery-type relationships that strengthen social bonds between all involved subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-08-18T16:59:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertção_EcosTheatroAssombradoEstudoCaso.pdf: 54058357 bytes, checksum: 97b9650e16d704d224628de4d6b14d3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-08-18T17:00:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertção_EcosTheatroAssombradoEstudoCaso.pdf: 54058357 bytes, checksum: 97b9650e16d704d224628de4d6b14d3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T17:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertção_EcosTheatroAssombradoEstudoCaso.pdf: 54058357 bytes, checksum: 97b9650e16d704d224628de4d6b14d3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-09-30en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.brpt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectVisagenspt_BR
dc.subjectTheatro da Pazpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectMaterialitypt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectVisagespt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.titleEcos de um Theatro Assombrado : um estudo de caso sobre as relações entre materialidade, visagens e o Theatro da Paz, Belém (PA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1MATOS, Beatriz de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130782589745088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4678802205599234pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, divida em três atos, trata das relações entre materialidade e visagens no imaginário amazônico, utilizando como caso de estudo as histórias contadas por funcionários do Theatro da Paz, localizado na Praça da República em Belém (PA). O Ato I: Visagens Amazônidas busca conceituar o termo visagem, buscando entender as diferenças entre visagens e encantados. Para fazê-lo o Ato discute a territorialização da paisagem no imaginário, que conforma a tríade Centro, Margem e Fundo, parcialmente responsável pelas distâncias espaciais e sociais entre Santos, Visagens e Encantados. O Ato II: Theatros é voltado para a história do Theatro da Paz e dos teatros que o antecederam, tendo como objetivo explorar o papel social dos teatros nas estratégias de colonização da Amazônia e as mudanças econômicas, sociais e paisagísticas que ocorreram em Belém durante a segunda metade do século XIX, pois são noções intrínsecas aos processos que conferem ao Theatro da Paz as características físicas que ele hoje possui. Por fim, o Ato III: O Sentido e as Coisas une os elementos dos atos anteriores e se dispõe a explicar: o papel das visagens nas relações dos funcionários com o Theatro da Paz; quais características físicas e de funcionamento do Theatro ajudam a provocar o aparecimento visagens; o papel das coisas materiais ordinárias nas narrativas visagentas; e como isso tudo se emaranha em relações de maestria, que acabam por reforçar laços sociais entre sujeitos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMEMÓRIA, PAISAGEM E PRODUÇÃO CULTURALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARQUEOLOGIApt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0009-0002-5746-2233pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EcosTheatroAssombrado52,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons