Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARBOSA, Gabriel Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T17:00:18Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T17:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Gabriel Rodrigues. Ecos de um Theatro Assombrado: um estudo de caso sobre as relações entre materialidade, visagens e o Theatro da Paz, Belém (PA). 2024. 327 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17642. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17642 | - |
dc.description.abstract | This dissertation, structured in three acts, explores the relationships between materiality and visages in the amazonian imaginary. It delves into the topic through the case study of the narratives shared by the workers of the Theatro da Paz, located in Praça da República, Belém, in the state of Pará, Brazil. The Act I: Amazonian Visages aims to conceptualize the word Visage throughout a discussion about the territorialization of the environment into the imaginary, which influences the spatial and social distances observed between Saints, Visages and Enchanted. Those distances are themselves intertwined with the social-spatial categories of Center, Margin and Deep. The Act II: Theaters focuses on the History of Theatro da Paz to explore the social role that theaters played in Amazonian colonization strategies and the economical, social, and environmental changes incurred in Belém throughout the second half of the XIX century. Those factors are partially responsible for the physical traits currently embodied by the Theatro da Paz. Finally, Act III: Senses and Things brings together these discussions to answers questions about the role visages have between the workers’ relationship with the Theatro da Paz; of impacts of physical characteristics and operational hours in the emergence of visages; the role of ordinary material things in narratives about visages; and how these aspects entangle themselves into mastery-type relationships that strengthen social bonds between all involved subjects. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-08-18T16:59:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertção_EcosTheatroAssombradoEstudoCaso.pdf: 54058357 bytes, checksum: 97b9650e16d704d224628de4d6b14d3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Adriana Costa (adrianabcosta@ufpa.br) on 2025-08-18T17:00:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertção_EcosTheatroAssombradoEstudoCaso.pdf: 54058357 bytes, checksum: 97b9650e16d704d224628de4d6b14d3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-18T17:00:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertção_EcosTheatroAssombradoEstudoCaso.pdf: 54058357 bytes, checksum: 97b9650e16d704d224628de4d6b14d3a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-09-30 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br | pt_BR |
dc.subject | Materialidade | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Visagens | pt_BR |
dc.subject | Theatro da Paz | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Materiality | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Visages | pt_BR |
dc.subject | Amazon | pt_BR |
dc.title | Ecos de um Theatro Assombrado : um estudo de caso sobre as relações entre materialidade, visagens e o Theatro da Paz, Belém (PA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MATOS, Beatriz de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5130782589745088 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4678802205599234 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, divida em três atos, trata das relações entre materialidade e visagens no imaginário amazônico, utilizando como caso de estudo as histórias contadas por funcionários do Theatro da Paz, localizado na Praça da República em Belém (PA). O Ato I: Visagens Amazônidas busca conceituar o termo visagem, buscando entender as diferenças entre visagens e encantados. Para fazê-lo o Ato discute a territorialização da paisagem no imaginário, que conforma a tríade Centro, Margem e Fundo, parcialmente responsável pelas distâncias espaciais e sociais entre Santos, Visagens e Encantados. O Ato II: Theatros é voltado para a história do Theatro da Paz e dos teatros que o antecederam, tendo como objetivo explorar o papel social dos teatros nas estratégias de colonização da Amazônia e as mudanças econômicas, sociais e paisagísticas que ocorreram em Belém durante a segunda metade do século XIX, pois são noções intrínsecas aos processos que conferem ao Theatro da Paz as características físicas que ele hoje possui. Por fim, o Ato III: O Sentido e as Coisas une os elementos dos atos anteriores e se dispõe a explicar: o papel das visagens nas relações dos funcionários com o Theatro da Paz; quais características físicas e de funcionamento do Theatro ajudam a provocar o aparecimento visagens; o papel das coisas materiais ordinárias nas narrativas visagentas; e como isso tudo se emaranha em relações de maestria, que acabam por reforçar laços sociais entre sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | MEMÓRIA, PAISAGEM E PRODUÇÃO CULTURAL | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ARQUEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0009-0002-5746-2233 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EcosTheatroAssombrado | 52,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons