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dc.creatorBARREIRA, Jonas Souza-
dc.date.accessioned2025-09-03T13:16:27Z-
dc.date.available2025-09-03T13:16:27Z-
dc.date.issued2024-01-21-
dc.identifier.citationBARREIRA, Jonas Souza.Expedição pedagógica: sentidos construídos na formação contínua de professores de Matemática do Campo. Orientador: Tadeu Gonçalves Oliver. 2024. 239 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17709. Acesso em:.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática-Estudo e ensinopt_BR
dc.titleExpedição pedagógica: sentidos construídos na formação contínua de professores de Matemática do Campo.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1GONÇALVES, Tadeu Oliver-
dc.contributor.advisor-co1MOURA-SILVA, Marcos Guilherme-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender os processos e condições através dos quais os educadores constroem sentidos sobre suas práticas pedagógicas, ao articular a Educação Matemática e a Educação do Campo em processo de formação contínua. A fundamentação teórica está alicerçada nos princípios da Educação Popular Crítica conforme os escritos de Paulo Freire (2014, 2019, 2019b, 2020). Além disso, subscrevo a perspectiva da Educação Matemática Crítica, conforme delineada por Skovsmose (2014). A Educação do Campo é compreendida nesta pesquisa como uma abordagem pedagógica e política voltada para atender às necessidades educacionais específicas das populações do campo, bem como valorizar suas tradições culturais, sociais e econômicas, conforme sublinham Arroyo, Caldart e Molina (2004). Para tanto, adoto a metáfora de uma expedição pedagógica, para integrar esta investigação à prática educativa, viabilizando aos docentes o contato com diferentes contextos educacionais, o compartilhar de experiências e a expansão de seus respectivos horizontes. Trata-se de uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação conforme exposto por Josso (2004). A pesquisa ocorreu no período de março a setembro de 2022, no município de Marabá-PA, os participantes da pesquisa são 200 professores lotados em 92 escolas do campo, dos quais 47 são professores de Matemática. Para esta Expedição Pedagógica, organizei e desenvolvi um novo modelo teórico e epistemológico de formação, o qual intitulo de Movimento de Reorientação DidáticoPedagógica, ou MRDP. Assim, o MRDP é estruturado em quatro estações interconectadas: Percepção do Mundo Vivido; Problematização; Aprofundamento Teórico e Ação Reorientada. As estações são compostas por um conjunto de atividades planejadas e desenvolvidas com os professores de Matemática do Campo. Durante cada estação, os docentes são incumbidos de desenvolver as tarefas sugeridas antes de avançar para a estação seguinte. Os resultados indicam que os professores e as professoras de matemática constroem sentidos sobre: a) A experiência de ser professor/a em escolas do campo; b) A relação entre a cultura e o conhecimento matemático; c) A interdisciplinaridade nas estratégias didáticopedagógicas; d) Autonomia dos professores na promoção do currículo praticado; e) Articulação da Educação Matemática com a Educação do Campo; f) Projetos pedagógicos interdisciplinares; g) A contextualização no ensino de Matemática. Em resumo, os resultados apontam para a construção de sentidos ricos e variados pelos professores acerca de suas práticas pedagógicas, evidenciando a eficácia deste modelo teórico e epistemológico de formação, o MRDP. Ao promover a conexão entre o conteúdo curricular e o contexto vivido dos estudantes, nesta pesquisa defendo com sucesso a tese de que a articulação entre a Educação Matemática e a Educação do Campo em processos de formação contínua produz um movimento reflexivo de construção de sentidos pelos professore e professoras sobre as suas práticas didático-pedagógicas. Isto possibilita uma conexão entre o conteúdo curricular de Matemática e o contexto sociocultural de comunidades campesinas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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