Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17722
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Out-2020 |
Autor(es): | MOTA, Ildenê Freitas da Silva |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da |
Título: | Currículo prescrito para o componente língua portuguesa: uma análise das três versões da base nacional comum curricular |
Citar como: | MOTA, Ildenê Freitas da Silva. Currículo prescrito para o componente língua portuguesa: uma análise das três versões da base nacional comum curricular. Orientador: Genylton Odilon Rêgo da Rocha. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17722. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho se move no campo dos estudos sobre currículo, considerando aqui o currículo prescrito e tendo como objeto de investigação as prescrições curriculares para a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental contidas nas três versões da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Dessa forma, através de Pesquisa Documental e Análise de Conteúdo, adotadas seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, examinamos comparativamente o componente curricular em estudo de modo a identificar avanços, retrocessos e permanências durante o processo de seleção de conhecimentos. Em vista disso, objetivamos especificamente: desvelar quais conhecimentos foram selecionados para o componente Língua Portuguesa, de acordo com o recorte definido; evidenciar qual dimensão desse componente ganhou maior destaque nesse processo de seleção; e especificar qual dimensão perdeu importância nas três versões da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. A análise pauta-se pelas teorias críticas de currículo e pela perspectiva interacionista de linguagem, problematizando, desse modo, os conhecimentos considerados válidos que passarão a nortear o ensino para o componente de língua portuguesa em sala de aula. Nesse aspecto, discutimos as categorias: Conhecimentos de estudo da Língua e Dimensões teóricas da linguagem, definidas a partir da sistematização proposta por Bardin (2016) e Franco (2018). Os dados foram analisados em diálogo com o referencial teórico adotado embasado por Bakhtin (2006 [1929]), Geraldi (2004 [1984]) e Apple (2001, 2003, 2006, 2011). Os resultados evidenciam que os conhecimentos selecionados para a Língua Portuguesa estão intrinsecamente relacionados às teorias linguísticas enunciativas (Análise Dialógica de Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística) vinculadas à concepção interacionista de linguagem. Em consonância com a perspectiva de língua adotada, a dimensão da linguagem privilegiada foi a discursiva/dialógica em detrimento da gramatical. |
Abstract: | This work moves in the field of curriculum studies, considering here the prescribed curriculum, having as an object of investigation the curricular prescriptions for the Portuguese Language in the final years of Elementary Education contained in the three versions of the National Common Curricular Base - NCCB, (BRASIL, 2015a, 2016a, 2017a). Thus, through the Documentary Research and Content Analysis adopted following the assumptions of qualitative research, we comparatively examine the curricular component under study in order to identify advances, setbacks and permanencies that occurred during the knowledge selection process. In view of this, we specifically aim to unveil what knowledge has been selected for the Portuguese Language component, according to the defined outline; evidence which dimension of this component has gained greater prominence in this selection process, and; specify which dimension has lost importance in the three versions of the NCCB for the final years of elementary school. The analysis is guided by critical curriculum theories and by the interactionist perspective of language, thus problematizing the knowledge considered valid that will guide teaching for the Portuguese language component in the classroom. In this aspect, we discuss the categories Knowledge of Language Study and Theoretical Dimensions of Language defined from the systematization proposed by Bardin (2016) and Franco (2018). Data were analyzed in dialogue with the theoretical frame adopted based on Bakhtin (2006 [1929]), Geraldi (2004 [1984]) and Apple (2001, 2003, 2006, 2011). Results show that the knowledge selected for the Portuguese language is intrinsically related to enunciative linguistic theories (Dialogical Discourse Analysis, Textual Linguistics, Sociolinguistics) linked to the interactionist conception of language. In line with the adopted language perspective, the dimension of the privileged language was discursive / dialogical to the detriment of grammar. |
Palavras-chave: | Currículo Língua Portuguesa BNCC Linguagem Curriculum Portuguese language NCCB Language |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO BÁSICA |
Linha de Pesquisa: | CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) - PPEB/NEB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CurriculoPrescritoComponente.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons