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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | LEÃO, Gesiel Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T18:27:22Z | - |
dc.date.available | 2025-09-08T18:27:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
dc.identifier.citation | LEÃO, Gesiel Ribeiro de. Memórias do Hip-Hop na Amazônia : Os pioneiros na formação e resistência da cena de Belém-PA. Orientadora: Marcia Mariana Bittencourt Brito. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | pt_BR | |
dc.source.uri | Via e-mail | pt_BR |
dc.subject | Hip-hop (Cultura popular) | pt_BR |
dc.subject | Belém (PA) | pt_BR |
dc.subject | Performance (arte) | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject | Performance (art) | pt_BR |
dc.subject | Marginality, social | pt_BR |
dc.title | Memórias do Hip-Hop na Amazônia : Os pioneiros na formação e resistência da cena de Belém-PA. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BRITO, Márcia Mariana Bittencourt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3710898379776654 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9170134242298435 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo principal analisar como a resistência dos pioneiros moldou e construiu a cultura Hip-Hop paraense. A pesquisa explora a trajetória histórica do Hip-Hop em Belém-PA, enfatizando a formação de sua identidade e as estratégias de resistência adotadas pelos artistas locais diante de contextos de exclusão e xenofobia. A metodologia utilizada é fundamentada na pesquisa-ação proposta por Michel Thiollent (2011), que permite uma análise reflexiva e engajada, promovendo um diálogo direto com os participantes da cena. Por meio de entrevistas e análise de discurso crítica de Viviane de Melo, o trabalho busca integrar a voz dos artistas e coletivos às reflexões teóricas, visando compreender as dinâmicas que configuram o Hip-Hop. Os resultados da pesquisa mostram que o Hip-Hop no Pará é marcado por uma forte ligação com as memórias coletivas de suas comunidades, o que é fundamentado nas ideias de Eric Hobsbawm sobre a construção da memória cultural. As letras e performances dos artistas não apenas refletem as experiências vividas, mas também atuam como ferramentas de resistência e afirmação de identidade, confrontando narrativas dominantes e estigmatizantes. O estudo também aborda a questão da xenofobia, utilizando os conceitos de Franz Fanon para examinar as opressões enfrentadas pela juventude negra e periférica. Além disso, discute a hibridação cultural, apoiando-se nas ideias de Nestor Clanclini, que mostra como o Hip-Hop parte dessa hibridação e contribui para a formação de uma identidade dinâmica, Antônio Gramsci, fortalece os diálogos trazendo sua concepção e teoria sobre resistência cultural. Em suas conclusões, o trabalho reafirma que o Hip-Hop na Amazônia, especialmente em Belém, é uma forma potente de resistência cultural, sendo diferente de outras partes do mundo. Ele não só preserva as memórias históricas, mas também reafirma uma concepção de identidade única, desafia a marginalização e promove a luta por direitos e dignidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ARTES | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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