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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorLEÃO, Gesiel Ribeiro de-
dc.date.accessioned2025-09-08T18:27:22Z-
dc.date.available2025-09-08T18:27:22Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.citationLEÃO, Gesiel Ribeiro de. Memórias do Hip-Hop na Amazônia : Os pioneiros na formação e resistência da cena de Belém-PA. Orientadora: Marcia Mariana Bittencourt Brito. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17724-
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2025-09-08T18:27:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MemoriasHipHopAmazonia.pdf: 1676089 bytes, checksum: 0b787e2ccf97c0efcee22d3671d96d4c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceE-mailpt_BR
dc.source.uriVia e-mailpt_BR
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectBelém (PA)pt_BR
dc.subjectPerformance (arte)pt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectPerformance (art)pt_BR
dc.subjectMarginality, socialpt_BR
dc.titleMemórias do Hip-Hop na Amazônia : Os pioneiros na formação e resistência da cena de Belém-PA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, Márcia Mariana Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3710898379776654pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9170134242298435pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal analisar como a resistência dos pioneiros moldou e construiu a cultura Hip-Hop paraense. A pesquisa explora a trajetória histórica do Hip-Hop em Belém-PA, enfatizando a formação de sua identidade e as estratégias de resistência adotadas pelos artistas locais diante de contextos de exclusão e xenofobia. A metodologia utilizada é fundamentada na pesquisa-ação proposta por Michel Thiollent (2011), que permite uma análise reflexiva e engajada, promovendo um diálogo direto com os participantes da cena. Por meio de entrevistas e análise de discurso crítica de Viviane de Melo, o trabalho busca integrar a voz dos artistas e coletivos às reflexões teóricas, visando compreender as dinâmicas que configuram o Hip-Hop. Os resultados da pesquisa mostram que o Hip-Hop no Pará é marcado por uma forte ligação com as memórias coletivas de suas comunidades, o que é fundamentado nas ideias de Eric Hobsbawm sobre a construção da memória cultural. As letras e performances dos artistas não apenas refletem as experiências vividas, mas também atuam como ferramentas de resistência e afirmação de identidade, confrontando narrativas dominantes e estigmatizantes. O estudo também aborda a questão da xenofobia, utilizando os conceitos de Franz Fanon para examinar as opressões enfrentadas pela juventude negra e periférica. Além disso, discute a hibridação cultural, apoiando-se nas ideias de Nestor Clanclini, que mostra como o Hip-Hop parte dessa hibridação e contribui para a formação de uma identidade dinâmica, Antônio Gramsci, fortalece os diálogos trazendo sua concepção e teoria sobre resistência cultural. Em suas conclusões, o trabalho reafirma que o Hip-Hop na Amazônia, especialmente em Belém, é uma forma potente de resistência cultural, sendo diferente de outras partes do mundo. Ele não só preserva as memórias históricas, mas também reafirma uma concepção de identidade única, desafia a marginalização e promove a luta por direitos e dignidade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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