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dc.creatorCHIACCHIO, Marcílio Alves-
dc.date.accessioned2011-03-28T15:11:44Z-
dc.date.available2011-03-28T15:11:44Z-
dc.date.issued2010-03-26-
dc.identifier.citationCHIACCHIO, Marcílio Alves. Indústria e desenvolvimento regional: a trajetória da perfumarias Phebo em Belém. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2038-
dc.description.abstractThe current work is the construction of a study whose area of expertise lies in the fundamentals of the history of business. Taking as a case study Perfumarias Phebo, a company of Para, which stood in the national market of perfumery. The research method consisted of gathering information regarding the location, historical background and evolution of the administrative and financial Phebo in the period 1936 to 1988, made from information provided by the company, interviews and collection of material. Soon we could perceive the trajectory of a company using the pau-rosa (Aniba rosaeodora Durke), a raw material coming from the Amazon to create your product greater market acceptance, the Soap Phebo Odor de Rosas. In the context of regional development, fragrance internalized knowledge based on the use of local raw materials and became a leader in the Brazilian market a fragrance with the expansion of its plant to the cities of Sao Paulo and Feira de Santana-Ba. In 1988 the company was sold to the group Procter & Gamble Company, American multinational. That in turn in 1998 sold the company to the Casa Granado, who now exercise control over Phebo.-
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-28T15:11:44Z No. of bitstreams: 1 CHIACCHIO, Marcílio AlvesPPG Desenv Sust Trop Umido.pdf: 9551853 bytes, checksum: 94f89fd60bb85084e09e821b4ea59555 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-28T15:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHIACCHIO, Marcílio AlvesPPG Desenv Sust Trop Umido.pdf: 9551853 bytes, checksum: 94f89fd60bb85084e09e821b4ea59555 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectPerfumept_BR
dc.subjectIndustrializaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento regionalpt_BR
dc.subjectEmpresa industrialpt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPerfumaria Phebopt_BR
dc.titleIndústria e desenvolvimento regional: a trajetória da perfumarias Phebo em Belémpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentNúcleo de Altos Estudos Amazônicos-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA::HISTORIA ECONOMICA-
dc.contributor.advisor1SILVA, Fábio Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3704903975084467-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4969697570980904-
dc.description.resumoO atual trabalho é a construção de um estudo cuja área de conhecimento se encontra nos fundamentos da história de empresas, tendo como estudo de caso a Perfumarias Phebo, uma empresa paraense, que se destacou no mercado de perfumaria nacional. O método da pesquisa consistiu no levantamento de informações arquivística referentes a implantação, trajetória histórica e evolução administrativa-financeira da Phebo, no período de 1936 a 1988, realizada a partir de informações disponibilizadas pela empresa, entrevistas e coleta de material. A empresa utilizou o pau-rosa (Aniba rosaeodora Durke), uma matéria-prima oriunda da Amazônia, para criar o seu produto de maior aceitação no mercado, o Sabonete Phebo Odor de Rosas. No contexto de desenvolvimento regional, a perfumaria internalizou o conhecimento baseada no aproveitamento das matérias-primas locais e tornou-se líder no mercado de perfumaria brasileiro com a expansão da sua fábrica para as cidades de São Paulo e Feira de Santana-Ba. Em 1988 a empresa foi vendida para o grupo Procter & Gamble Company, multinacional americana, que por sua vez, em 1998, revendeu a empresa para as Casa Granado, empresa carioca, que atualmente exerce o controle sobre a Phebo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-
Appears in Collections:Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA

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