Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2063
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RODRIGUES, Larissa Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-30T14:17:31Z | - |
dc.date.available | 2011-03-30T14:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-19 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Larissa Dantas. Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação. Belém, 2008. Curso de Mestrado em Letras. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063 | - |
dc.description.abstract | In the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspective, I developed an action research with students of the sixth semester of the English Letters Course at UFPA aiming to verify in which way the application of a pedagogical proposition composed of the appropriation, production and publication of academic genres can develop those undergraduate students’ motivation and autonomy. This research is based on the theories of motivation (DÖRNYEI, 2001; USHIODA, 1996), autonomy (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000), and textual genres in the socio-rhetorical perspective (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). The results presented try to offer possibilities of a systematic teaching that prepares the undergraduate Letters student to a more motivating and autonomous text production. Moreover, after experiencing a meaningful application of genres, it is expected that those future teachers will deal more effectively with other genres in their classrooms. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T14:17:31Z No. of bitstreams: 2 RODRIGUES, Larissa Dantas PPGLetras.pdf: 2759330 bytes, checksum: 87e6b3c555667c5456500949bb50d14c (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2011-03-30T14:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RODRIGUES, Larissa Dantas PPGLetras.pdf: 2759330 bytes, checksum: 87e6b3c555667c5456500949bb50d14c (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pará - Estado | - |
dc.subject | Amazônia brasileira | - |
dc.subject | Educação | - |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Letras e Comunicação | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4013038221401148 | - |
dc.description.resumo | No ambiente universitário, quando instados a produzir gêneros acadêmicos, os alunos freqüentemente apresentam dificuldades em relação ao conteúdo e à própria organização textual desses gêneros. Dessa forma, as práticas de leitura e escrita a que são expostos são geralmente desmotivadoras e inibidoras da autonomia, pois têm origem em um ambiente inseguro de dúvida, tensão e dificuldade. Partindo desses pressupostos, desenvolvi uma pesquisa-ação com uma turma do sexto semestre do curso de Letras-Inglês da UFPA visando verificar em que medida a aplicação de uma proposta pedagógica composta das fases de apropriação, produção e publicação dos gêneros acadêmicos pode levar à motivação e à autonomia desses graduandos. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da motivação (DÖRNYEI, 2001a,b; USHIODA, 1996), da autonomia (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000) e dos gêneros textuais na perspectiva sócio-retórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). Os resultados apresentados procuram oferecer possibilidades de um ensino mais sistemático que prepare o graduando de Letras para uma produção textual mais motivadora e fomentadora da autonomia. Além disso, tendo vivenciado uma experiência produtiva de aplicação de gêneros, espera-se que esses professores em formação lidem com gêneros textuais de forma mais efetiva em suas futuras salas de aula. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GenerosTextuaisAcademicos.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons