Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2063
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorRODRIGUES, Larissa Dantas-
dc.date.accessioned2011-03-30T14:17:31Z-
dc.date.available2011-03-30T14:17:31Z-
dc.date.issued2008-12-19-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Larissa Dantas. Gêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomia. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação. Belém, 2008. Curso de Mestrado em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2063-
dc.description.abstractIn the academic environment, when asked to write academic genres, the undergraduate students in general have difficulties related to their content and textual organization. Therefore, these reading and writing practices are in general inhibitors of motivation and autonomy. From this perspective, I developed an action research with students of the sixth semester of the English Letters Course at UFPA aiming to verify in which way the application of a pedagogical proposition composed of the appropriation, production and publication of academic genres can develop those undergraduate students’ motivation and autonomy. This research is based on the theories of motivation (DÖRNYEI, 2001; USHIODA, 1996), autonomy (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000), and textual genres in the socio-rhetorical perspective (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). The results presented try to offer possibilities of a systematic teaching that prepares the undergraduate Letters student to a more motivating and autonomous text production. Moreover, after experiencing a meaningful application of genres, it is expected that those future teachers will deal more effectively with other genres in their classrooms.en
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T14:17:31Z No. of bitstreams: 2 RODRIGUES, Larissa Dantas PPGLetras.pdf: 2759330 bytes, checksum: 87e6b3c555667c5456500949bb50d14c (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-30T14:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RODRIGUES, Larissa Dantas PPGLetras.pdf: 2759330 bytes, checksum: 87e6b3c555667c5456500949bb50d14c (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectEducação-
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleGêneros textuais acadêmicos e ensino da língua inglesa: um caminho para a motivação e a autonomiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.contributor.advisor1SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129530461830312-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4013038221401148-
dc.description.resumoNo ambiente universitário, quando instados a produzir gêneros acadêmicos, os alunos freqüentemente apresentam dificuldades em relação ao conteúdo e à própria organização textual desses gêneros. Dessa forma, as práticas de leitura e escrita a que são expostos são geralmente desmotivadoras e inibidoras da autonomia, pois têm origem em um ambiente inseguro de dúvida, tensão e dificuldade. Partindo desses pressupostos, desenvolvi uma pesquisa-ação com uma turma do sexto semestre do curso de Letras-Inglês da UFPA visando verificar em que medida a aplicação de uma proposta pedagógica composta das fases de apropriação, produção e publicação dos gêneros acadêmicos pode levar à motivação e à autonomia desses graduandos. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da motivação (DÖRNYEI, 2001a,b; USHIODA, 1996), da autonomia (BENSON, 2001; SCHARLE & SZABÓ, 2000) e dos gêneros textuais na perspectiva sócio-retórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2006). Os resultados apresentados procuram oferecer possibilidades de um ensino mais sistemático que prepare o graduando de Letras para uma produção textual mais motivadora e fomentadora da autonomia. Além disso, tendo vivenciado uma experiência produtiva de aplicação de gêneros, espera-se que esses professores em formação lidem com gêneros textuais de forma mais efetiva em suas futuras salas de aula.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_GenerosTextuaisAcademicos.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons