Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMANESCHY, Vanessa Bezerra-
dc.date.accessioned2011-03-30T15:12:34Z-
dc.date.available2011-03-30T15:12:34Z-
dc.date.issued2007-08-30-
dc.identifier.citationMANESCHY, Vanessa Bezerra. O Uso da língua materna nas aulas de língua estrangeira: estado de arte e propostas. 2007. 2 v. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2007. Curso de Mestrado em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2067-
dc.description.abstractThis work intends to analyze the use of mother tongue in the foreign language classroom. In order to do this, firstly, we will point out the moments in which the mother tongue is considered according to many language learning methodologies, also, causes of its exclusion and reasons to include the mother tongue will be mentioned so that finally, we can propose a categorization that presents functions of the mother tongue in the foreign language learning context. A field research involving three English learning institutions in the state of Pará was done in order to observe if the mother tongue is in fact present in this context, and if so, in what frequency is it done; which functions does it perform; which functions are dominant, so that we can evaluate if the use of mother tongue favors or not foreign language learning.-
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T15:12:34Z No. of bitstreams: 2 MANESCKY, Vanessa Bezerra PPGLetras.pdf: 946110 bytes, checksum: 5465d3d79073fab5d51f3e3c0e4f803e (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-30T15:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MANESCKY, Vanessa Bezerra PPGLetras.pdf: 946110 bytes, checksum: 5465d3d79073fab5d51f3e3c0e4f803e (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectEnsino-
dc.subjectLíngua (Linguística)-
dc.titleO uso da língua materna nas aulas de língua estrangeira: estado de arte e propostaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
dc.contributor.advisor1CUNHA, José Carlos Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117544056791050-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240323013810374-
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar o uso da língua materna nas aulas de língua estrangeira. Para isso, primeiramente, aponta-se o espaço ocupado pela língua materna nas diversas metodologias de ensino-aprendizagem de línguas, levantam-se as causas de exclusão da LM e as razões para sua inclusão nas aulas de língua estrangeira e finalmente propõe-se uma categorização das funções que a LM pode exercer no contexto de ensino-aprendizagem de LE. Uma pesquisa de campo envolvendo três instituições de ensino de língua inglesa no Pará foi realizada para se observar concretamente se a LM, de fato se manifesta nesse contexto e, caso positivo, com que freqüência ela ocorre; que funções a LM exerce; quais as funções predominantes, para então avaliar se o seu uso favorece ou não o ensino-aprendizagem de LE.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_UsoLinguaMaterna_V1.pdf923,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_UsoLinguaMaterna_V2.pdf674,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons