Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DUARTE, Eládia Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-30T16:50:31Z | - |
dc.date.available | 2011-03-30T16:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-21 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Eládia Vieira. Concepção e elaboração de materiais de ensino para povos indígenas: o caso apurinã. 2009. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Letras. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2073 | - |
dc.description.abstract | It analyses the main theoretical, practical and methodological issues directly related to the conception and design of Apurinã literacy materials, a language without written tradition are addressed. Following a case study methodology, the research included review of the literature, data collection in loco, analysis of the results and their implementation through the design of the Apurinã literacy material “Escrevendo em apurinã”. The literacy material was constructed in close collaboration with the Apurinã native speaker Norá, aiming to present in a didactic manner the Apurinã written system. The work also discusses how the material was developed, which difficulties were attested during this process, which criteria were considered in the sequencing and general organization of the content, which difficulties Apurinã professors had in understanding and using literacy materials in the classroom, and which solutions were found. Finally, the work shows how this kind of research and the resulting material can contribute to the process of revitalizing of an endangered, minority, language, with no social prestige and spoken by a small part of an ethnic group. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T16:50:31Z No. of bitstreams: 2 DUARTE, Eládia Vieira PPGLetras.pdf: 1962704 bytes, checksum: bec11cdef58ba0c9eeb4051b8c6f5d1e (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2011-03-30T16:50:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DUARTE, Eládia Vieira PPGLetras.pdf: 1962704 bytes, checksum: bec11cdef58ba0c9eeb4051b8c6f5d1e (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2009 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Línguas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Índios da América do Sul | pt_BR |
dc.subject | Língua (Linguística) | pt_BR |
dc.subject | Brasil - País | - |
dc.subject | Alfabetização | - |
dc.subject | Apurinã | - |
dc.title | Concepção e elaboração de materiais de ensino para povos indígenas: o caso apurinã | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.department | Instituto de Letras e Comunicação | - |
dc.publisher.initials | UFPA | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS | - |
dc.contributor.advisor1 | FACUNDES, Sidney da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9502308340482231 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2417920514429145 | - |
dc.description.resumo | Analisa os principais problemas teóricos, práticos e metodológicos diretamente relacionados à concepção e elaboração de materiais de ensino da escrita na língua apurinã, uma língua sem tradição escrita. A partir da metodologia de análise de um caso, a pesquisa incluiu a revisão da literatura relevante e análise de dados coletados in loco nas comunidades de língua apurinã. Os problemas são identificados e as soluções propostas foram implementadas na elaboração do material didático resultante, "Escrevendo em apurinã". Esse material foi elaborado por mim em co-autoria com o indivíduo apurinã Norá, falante nativo da língua, com o objetivo de apresentar de maneira didática o alfabeto da língua apurinã. Descreve como esse material foi desenvolvido, quais foram as dificuldades encontradas durante a elaboração do livro, quais foram os critérios considerados na sequenciação e organização dos conteúdos, além de apresentar as dificuldades encontradas pelos professores em entender e utilizar esse material nas suas aulas, quais soluções foram encontradas para cada problema. Mostra também como esse material de cunho didático/pedagógico pode contribuir no processo de revitalização da língua apurinã, uma língua minoritária, quase sem nenhum prestígio social e falada pela minoria dos apurinã. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
dc.description.affiliation | ESAMAZ - Escola Superior da Amazônia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EnsinoPovosIndigenas.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons