Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVEIRA, Jordana Tavares-
dc.date.accessioned2011-03-30T18:00:29Z-
dc.date.available2011-03-30T18:00:29Z-
dc.date.issued2009-03-07-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Jordana Tavares. Práticas de ensino e produção de textos escritos na 8ª série do Ensino Fundamental: o quadro europeu comum de referência como ferramenta. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2080-
dc.description.abstractIn this master's degree dissertation, we developed a study about production of written text in series of 8th series of the elementary school, seeking: to identify the procedures and the observed teacher's habitual difficulties to teach production of written text to their students; Analyzing the didactic material used in those classes; and recommend, just like suggestion, practical of native language teaching to improve the interaction development through written production. As work tool for the development of that study, the Common European Framework of Reference was used (CEFR). Concerning the methodologic procedures, we used the study of case, detaining us to an only group. In the analysis, we thought about the teaching practice of text production, observing thirteen (13) classes of native language and the material in them worked as well as the " compositions " written by the students of the observed class. The results of the research indicate that can change our practice of a teaching of LM descontextualized and without practical and social purpose for the classes that provide the development of the competence students of written production.-
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-03-30T18:00:29Z No. of bitstreams: 2 SILVEIRA, Jordana Tavares PPGLetras.pdf: 9071867 bytes, checksum: 32cb84d0b1814f3ed9ba1ec1bd5440e9 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-03-30T18:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SILVEIRA, Jordana Tavares PPGLetras.pdf: 9071867 bytes, checksum: 32cb84d0b1814f3ed9ba1ec1bd5440e9 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.titlePráticas de ensino e produção de textos escritos na 8ª série do Ensino Fundamental: o quadro europeu comum de referência como ferramentapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
dc.contributor.advisor1CUNHA, José Carlos Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117544056791050-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299529480683339-
dc.description.resumoNesta dissertação de mestrado, desenvolvemos um estudo sobre a produção de texto escrito em turmas de 8ª série do ensino fundamental visando: identificar os procedimentos e dificuldades habituais do professor observado para ensinar produção de texto escrito aos seus alunos; analisar o material didático utilizado nessas aulas; e propor, a título de sugestão, práticas de ensino de LM para o desenvolvimento da interação verbal através da produção escrita. Como ferramenta de trabalho para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos o estudo de caso. Na análise, refletimos sobre a prática de ensino de produção de texto escrito, observando 13 (treze) aulas de LM e o material nelas trabalhado como também as “redações” escritas pelos alunos da turma observada. Os resultados da pesquisa indicam que podemos mudar nossa prática de um ensino de LM descontextualizado e sem propósito prático e social para aulas que proporcionem o desenvolvimento da competência de produção escrita dos alunos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PraticasEnsinoProducao.pdf8,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons