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dc.creatorMILHOMEM, Nelma Silva-
dc.date.accessioned2011-04-01T17:34:34Z-
dc.date.available2011-04-01T17:34:34Z-
dc.date.issued2008-09-22-
dc.identifier.citationMILHOMEM, Nelma Silva. Imagens do patriarcado em "Buriti", de Guimarães Rosa. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2096-
dc.description.provenanceSubmitted by Albirene Sousa (albirene@ufpa.br) on 2011-04-01T17:34:34Z No. of bitstreams: 2 MILHOMEM, Nelma Silva PPGLetras.pdf: 731048 bytes, checksum: e0163fb46b7611bb37208fdc01adecf9 (MD5) license_rdf: 22876 bytes, checksum: 0a4e855daae7a181424315bc63e71991 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967. Buriti - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFicção brasileira - Séc. XX-
dc.titleImagens do patriarcado em "Buriti", de Guimarães Rosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA-
dc.contributor.advisor1HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928175455054278-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2216878063685235-
dc.description.resumoEste trabalho tem como escopo o estudo novela "Buriti" / Noites do Sertão (1956), de Guimarães Rosa, com ênfase nos aspectos da obra em que o tema do patriarcado no Brasil é discutido, com base em referências historiográficas e etnossociológicas contidas em obras como Casa Grande & Senzala (1933) de Gilberto Freyre, Raízes do Brasil (1936) de Sérgio Buarque de Holanda e de outros estudos pertinentes ao assunto provenientes do trabalho de intelectuais brasileiros contemporâneos de Guimarães Rosa e de outros mais recentes. Tendo em vista a análise das linguagens ficcional, estética e documental da literatura rosiana, buscou-se também fundamentação no estudo da recepção pela crítica no período entre 1970 e 2007, nas diversas perspectivas sob as quais não apenas a novela em pauta, mas o conjunto da obra de Guimarães Rosa tem sido estudado, no intuito de apreender as diversas dimensões em que as questões ligadas às instituições patriarcais no Brasil são ressignificadas, a fim de compreendê-las como contribuições narrativas sobre uma fase sensível da vida brasileira ? a primeira metade do século XX. E, sobretudo, como uma forma de escritura na qual Guimarães Rosa exercita um viés particularmente arguto da sua criação: a rememoração historiográfica aliada a um tipo de narrativa que, nesta pesquisa, convencionou-se chamar de fusão dos horizontes histórico e estético, numa perspectiva que propõem ao leitor numerosos questionamentos sobre o tempo, a arte e a literatura brasileira desse período. Problemas que este estudo pretendeu, de alguma forma, entender e atualizar, sob um enfoque crítico, em face da importância da literatura para a iluminação de novas dimensões ainda ocultas da vida brasileira, em especial da obra rosiana.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.description.resumeIl s‘agit, d‘abord, d‘analyser la récéption critique de l‘oeuvre " Buriti", nouvelle qui fait partie du récit "Noites do Sertão", de Guimarães Rosa, publié en 1956, a partir des études réalisés par quelques des plus importantes analystes de l'oeuvre rosienne dans la période de 1970 a 2007. On propose aussi une brève interprétation des aspects liés à la présence du patriarcat dans le contexte de production du récit à partir des études ethnologiques, antropologiques et sociologiques faites par la génération d'écrivains connue comme "les interprétes du Brésil", entre lesquelles se mettent en relief Gilberto Freyre et Sérgio Buarque de Holanda avec les oeuvres Casa Grande e Senzala (1933) et Raizes do Brasil (1936), respectivement, au delà d'autres études plus récents — on déstaque ici celles de Luis costa Lima — en vue d'approcher les langages de la science et de l'art chez l'universe littéraire. On présente, enfin, quelques conclusions basées en principes de l'Ésthtétique de la Réception qui en servu comme référence théorique par le travail d'analyse des éléments plus essenciels qui ont été examinés par la critique littéraire brésilienne dela période citée qui nous ont permis d'arriver à une compréhension plus riche du récit rosien vers la culture et la société brésilienne.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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