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Tipo: Dissertação
Data do documento: 4-Mai-2009
Autor(es): SANTOS, Daniele Vasco
Afiliação do(s) Autor(es): SESPA - Secretaria de Saúde do Estado do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Josenilda Maria Maués da
Título: Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
Citar como: SANTOS, Daniele Vasco. Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2009. Programa de Pós-graduação em Educação.
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo do Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas proposto pela Federação de Órgãos para Assistência Sócio-Educacional (FASE). Adotando como referencial teórico os estudos do campo do currículo e das relações de gênero produzidos por autores como Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspirados em grande medida na obra de Michel Foucault, a noção de currículo é assumida como prática discursiva atravessada por relações de poder-saber e envolvida em processos de subjetivação que intencionam transformar indivíduos em sujeitos privilegiando a dimensão das relações de gênero. A análise de modos de subjetivação em funcionamento no currículo do Programa de Capacitação é efetuada tendo como fonte os documentos que subsidiam suas práticas pedagógicas. A partir de uma perspectiva foucaultiana estes documentos têm seus enunciados e seus campos discursivos correlativos descritos, considerando e problematizando as relações de saber-poder em que se inscrevem. Como resultado, evidencia-se o caráter produtivo do currículo investigado ao colocar em funcionamento modos de subjetivação como investimento de estratégias de governo que sinalizam como devem ser as relações de gênero e em que sentido os indivíduos precisam transformar-se para que estas relações sejam alcançadas.
Abstract: The present work has as a goal to investigate the modes of subjectivation working in the curriculum of the Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas, proposed by Federação de Órgãos para Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the studies in the curriculum field and the gender relations produced by authors as Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspired in a great part in Michel Foucault‟s reference book, the notion of curriculum is assumed as a discursive practice crossed by can-know relations and involved in subjectivation processes that intend to transform people in subjects patenting the dimension of gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. By a Foulcault‟s view these documents have its statement and its discursive ways correlatives described considering and problematizing the can-know relations that are involved. As a result is evident the productive side of the investigative curriculum making work the modes of subjectivation as government‟s strategy of investment that shows how the gender relations must be and in what way the person has to transform themselves in order that these relations are reached.Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the studies in the curriculum field and the gender relations produced by authors as Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspired in a great part in Michel Foucault‟s reference book, the notion of curriculum is assumed as a discursive practice crossed by can-know relations and involved in subjectivation processes that intend to transform people in subjects patenting the dimension of gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. By a Foulcault‟s view these documents have its statement and its discursive ways correlatives described considering and problematizing the can-know relations that are involved. As a result is evident the productive side of the investigative curriculum making work the modes of subjectivation as government‟s strategy of investment that shows how the gender relations must be and in what way the person has to transform themselves in order that these relations are reached.
Palavras-chave: Currículo
Gênero
Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas
Subjetividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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