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Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos

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01-01-2010

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ASSIS, Grauben José Alves de et al. Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 4, p. 675-685, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/11.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400011.

DOI

O objetivo do estudo foi avaliar a formação de classes ordinais a partir do ensino de uma única sequência de estímulos sob controle da numerosidade. Participaram cinco crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Os estímulos foram formas abstratas referentes à numerosidade de 1 a 5. Usou-se um procedimento de ensino por sobreposição de estímulos. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto na linha de base. Nos testes de transitividade e conectividade, os cincos participantes responderam prontamente. Houve generalização para duas novas classes ordinais. Nos testes de manutenção três participantes apresentaram responder consistente e um dos participantes respondeu parcialmente. Este estudo é uma contribuição para o estabelecimento de uma análise funcional da aprendizagem de repertórios numéricos.

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