Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2241
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2009
Autor(es): MOREIRA, Sylvio Állan Rocha
SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Título: O modelo de tomasello sobre a evolução cognitivo-linguística humana
Título(s) alternativo(s): Tomasello's approach of the evolution of human cognition and language
Citar como: ALLAN, Sylvio; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. O modelo de tomasello sobre a evolução cognitivo-linguística humana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 2, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n2/a03v25n2.pdf>. Acesso em: 13 maio 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000200003.
Resumo: O presente trabalho buscou apresentar o modelo de Michael Tomasello sobre a evolução da cognição humana e uma teoria, derivada desse modelo, sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências linguístico-simbólicas. Tomasello propõe que a aquisição e o desenvolvimento simbólico dependem de uma cognição cultural exclusivamente humana, mas derivada de adaptações biológicas características da cognição primata. Essas propostas constituem alternativas para as abordagens tradicionais do desenvolvimento cognitivo e linguístico-simbólico humano, uma vez que: (1) destacam aspectos biológicos e culturais como determinantes da cognição humana; (2) consideram as atividades humanas como essencialmente simbólicas; (3) fornecem uma nova concepção de linguagem.
Abstract: The present paper aimed to present Tomasello's approach about human-cognition evolution and a derived theory of acquisition and development of linguistic-symbolic competences. Tomasello proposes that symbolic acquisition and development depend on an exclusively human cultural cognition derived, however, from primate biological adaptations. These approaches represent some alternatives to traditional treatments for human cognitive and linguistic-symbolic development, considering that they: (1) highlight biological and cultural features as determinants of human cognition; (2) consider human activities as essentially symbolic; (3) offer a new conception of language.
Palavras-chave: Linguagem
Cognição
Psicolingüística
ISSN: 0102-3772
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ModeloTomaselloEvolucao.pdf727,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons