Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SILVA, Flávia Teresa Neves; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 569-580, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a12v25n4.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400012.

DOI

Investigou-se em três bebês a aprendizagem de discriminações simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos (DSMS). Figuras animadas foram apresentadas em uma tela sensível ao toque. O treino começou com uma discriminação simples (DS) com dois estímulos, com mudança na função dos estímulos, até que todos tivessem funcionado uma vez como S+ e outra como S-. Posteriormente, três estímulos foram apresentados na mesma tentativa, completando um ciclo de DSMS. Duas crianças aprenderam a DSMS com dois estímulos e uma, a DS com dois estímulos. A substituição dos conjuntos de estímulos durante o treino, caracterizada como um treino de múltiplos exemplares, parece ter favorecido a permanência das crianças na tarefa e a aprendizagem da mesma.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Flávia Teresa Neves; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 569-580, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a12v25n4.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400012.