Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2242
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2009
Autor(es): SILVA, Flávia Teresa Neves
SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Título: Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
Título(s) alternativo(s): Repeated shifts of simple discrimination: learning in infants
Citar como: SILVA, Flávia Teresa Neves; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 569-580, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a12v25n4.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400012.
Resumo: Investigou-se em três bebês a aprendizagem de discriminações simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos (DSMS). Figuras animadas foram apresentadas em uma tela sensível ao toque. O treino começou com uma discriminação simples (DS) com dois estímulos, com mudança na função dos estímulos, até que todos tivessem funcionado uma vez como S+ e outra como S-. Posteriormente, três estímulos foram apresentados na mesma tentativa, completando um ciclo de DSMS. Duas crianças aprenderam a DSMS com dois estímulos e uma, a DS com dois estímulos. A substituição dos conjuntos de estímulos durante o treino, caracterizada como um treino de múltiplos exemplares, parece ter favorecido a permanência das crianças na tarefa e a aprendizagem da mesma.
Abstract: This study investigated the acquisition of repeated shifts of simple discriminations (RSSD) in three infants. Animated images were presented on a touch sensitive screen. The procedure started off with a two-choice simple discrimination training (SD) with shifts in the stimulus function until all stimuli had functioned once as S+ and once as S-. Afterwards, all the three stimuli were presented in the same trial completing a RSSD cycle. Two of the infants learned the RSSD with the two–choice procedure and one infant learned the SD with two stimuli. The replacement of the stimulus sets throughout the training, characterized as a multiple exemplar training, seems to have contributed to the infants' engagement in the task as well as to the acquisition of the discriminations.
Palavras-chave: Aprendizagem cognitiva
Linguagem
Psicologia infantil
Estímulo/resposta
ISSN: 0102-3772
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DiscriminacaoSimplesMudancas.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons