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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2004
metadata.dc.creator: SANTOS, José Guilherme Wady
PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
Title: Análise dos efeitos de histórias de variação comportamental sobre o seguimento de regras
Other Titles: An analysis of the effects of history of behavioral variation on rule-following behavior
Citation: SANTOS, José Guilherme Wady; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Análise dos efeitos de histórias de variação comportamental sobre o seguimento de regras. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 413-425, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n3/a13v17n3.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300013>.
metadata.dc.description.resumo: Investigando a sensibilidade do seguir instruções à mudança (sinalizada) nas contingências, 14 crianças, entre 8 e 9 anos de idade, foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar 1 dos 2 estímulos de comparação na presença de 1 estímulo contextual. O experimento consistia de 3 fases; as contingências em vigor na Fase 1 eram revertidas na Fase 2 e restabelecidas na Fase 3. Transições de uma fase para outra eram sinalizadas. Os participantes foram atribuídos a 2 condições, que diferiam quanto ao número de instruções, correspondentes às contingências, apresentadas na Fase 1: era apresentada 1 única instrução na Condição UI e 3 diferentes instruções na Condição MI. Observou-se que 1 dos 6 participantes da Condição UI e 4 dos 8 da Condição MI deixaram de seguir instruções. Sugere-se que a interação entre a história de variação comportamental, gerada por diferentes instruções, e a sinalização da mudança nas contingências, pode tornar o comportamento instruído sensível a tal mudança.
Abstract: In a study concerning the sensitivity of instruction-following to signaled changes in contingencies, 14 children in the 8-to-9 age range were exposed to a matching-to-sample procedure. On this task, 1 of 2 comparison stimuli were touched in the presence of a contextual stimuli. There were 3 phases in the experiment. Those contingencies in effect in Phase 1 were reversed in Phase 2, and reestablished in Phase 3. The transition from one phase to another was cued by a signal. The participants were subjected to 2 conditions that differed in the number of instructions corresponding to the contingencies presented in Phase 1: Only 1 instruction was given in Condition UI, and 3 different instructions were given in Condition MI. One of the 6 participants in Condition UI and 4 of the 8 in Condition MI ceased following instructions. These results suggest that the presence of an interaction between history of behavioral variation produced by different instructions and signalling contingency shifts may render the instructed behavior susceptible to contingency shifts.
Keywords: Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
ISSN: 0102-7972
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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