Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2524
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Aug-2010
metadata.dc.creator: LAUER-LEITE, Iani Dias
MAGALHÃES, Celina Maria Colino
LORDELO, Eulina da Rocha
LELLIS, Irani Lauer
Title: Socialização econômica: conhecendo o mundo econômico das crianças
Other Titles: Economic Socialization: knowing the children's economic world
Citation: LAUER-LEITE, Iani Dias et al. Socialização econômica: conhecendo o mundo econômico das crianças. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 15, n. 2, p. 144-152, ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v15n2/03.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200003.
metadata.dc.description.resumo: O aprendizado de conceitos econômicos e os comportamentos econômicos de crianças são objetos de estudo da Socialização Econômica, uma área que tem atraído a atenção de pesquisadores, tanto da Psicologia do Desenvolvimento quanto da Psicologia Econômica. Os estudos têm aumentado significativamente nos últimos anos em outros países, mas no Brasil poucas pesquisas têm sido desenvolvidas. Este artigo objetiva apresentar a socialização econômica como uma área de pesquisa promissora e em franco desenvolvimento, mediante a discussão de três questões fundamentais inerentes à área: 1) As fases de desenvolvimento do pensamento econômico, 2) Variáveis que interferem na socialização econômica e 3) Comportamentos econômicos de crianças. No decorrer do artigo são evidenciados os principais resultados que pretendem responder às questões citadas e são mencionadas as lacunas a preencher, como possibilidades de pesquisas a realizar. Finaliza-se com sugestões para uma agenda brasileira de pesquisas.
Abstract: The child's learning of economic concepts and economic' behaviors are subjects of economic socialization. The research in this area is increasing in the recent years but in Brazil there are a few studies only. This article aims to introduce economic socialization as a promising research area, through discussion of three questions: 1) stages of economic reasoning development, 2) variables that interfere in economic socialization and 3) children's economic behaviors. The article shows the most important results that try to answer those questions, points out some lacks to filled in and future investigations. Finally suggestions are presented for a Brazilian research agenda.
Keywords: Crianças
Socialização
Psicologia do desenvolvimento
ISSN: 1413-294X
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_SocializacaoEconomicaMundo.pdf361,77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons