Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil

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MOURA, Maria Lucia Seidl de et al. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 9, n. 3, p. 421-429, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n3/a04v09n3.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300004.

DOI

Cognições parentais constituem importante componente do contexto sociocultural em que se dá o desenvolvimento infantil, e a literatura brasileira sobre o tema é ainda escassa. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre conhecimento sobre desenvolvimento infantil e variáveis da mãe e do bebê. Foi estudada uma amostra de 405 mães primíparas, com filhos menores de um ano, distribuída por seis cidades em diferentes regiões do Brasil. Utilizou-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Foram encontrados efeitos significativos de escolaridade materna e centro urbano. O efeito significativo de escolaridade materna foi verificado em todas as cidades, menos em Porto Alegre, possivelmente pelas políticas de atenção materno-infantil aí implementadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento de aspectos do contexto de desenvolvimento de crianças brasileiras, e têm implicações para o planejamento de programas de intervenção que visem à promoção de saúde.

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MOURA, Maria Lucia Seidl de et al. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 9, n. 3, p. 421-429, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n3/a04v09n3.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300004.