Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARATA, Pebertli Nils Alho-
dc.date.accessioned2012-04-13T19:53:30Z-
dc.date.available2012-04-13T19:53:30Z-
dc.date.issued2010-09-03-
dc.identifier.citationBARATA, Pebertli Nils Alho. Projeto e implementação de um sistema de autoria para animações, simulações e treinamentos em realidade virtual. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2622. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2622-
dc.description.abstractThis dissertation presents the design, development and implementation of a software for the creation of animation, simulations and training processes and industrial technical instructions, also presents the architecture used for its implementation. The software presented allows the generation of animation, texts, sounds and interactions, providing tools for creating, display and supervision of simulation with use of Virtual Reality 3D. The dissertation also deals with the practical use of the software through a case study with simulations 3D in real industrial processes of a plant for generation of electric energy. This study also contributes to the areas of training and virtual reality and systems of authorship 3D to submit innovative concepts in the area of supervision automatic, also showing a possible structure of software components for use in the areas mentioned. May also be highlighted the review of similar technologies to the purpose of this study, aiming to the identification of influences, improvements and innovations in the areas of authorship 3D and training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2012-04-13T19:51:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProjetoImplementacaoSistema.pdf: 4260700 bytes, checksum: 554711ed7a649fe6f97d45996a1440c4 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos(edisangela@ufpa.br) on 2012-04-13T19:53:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProjetoImplementacaoSistema.pdf: 4260700 bytes, checksum: 554711ed7a649fe6f97d45996a1440c4 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-13T19:53:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProjetoImplementacaoSistema.pdf: 4260700 bytes, checksum: 554711ed7a649fe6f97d45996a1440c4 (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectSimulação por computadorpt_BR
dc.subjectRede Celpa Centrais Elétricas do Norte do Brasilpt_BR
dc.subjectUsina Hidrelétrica de Tucuruí - PApt_BR
dc.subjectTucuruí - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleProjeto e implementação de um sistema de autoria para animações, simulações e treinamentos em realidade virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologia-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)-
dc.contributor.advisor1RIBEIRO FILHO, Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329438229733907-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334654364871574-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o projeto, desenvolvimento e implementação de um software para criação de animações, simulações e treinamentos de processos e instruções técnicas industriais, destacando também a arquitetura utilizada para sua implementação. O software apresentado permite a geração de animações, textos, sons e interações, fornecendo ferramentas de criação, visualização e supervisão da simulação com o uso de Realidade Virtual em três dimensões. A dissertação trata ainda do uso prático do software através de um estudo de caso com simulações 3D de processos industriais reais de uma usina de geração de energia elétrica. Este estudo também contribui para as áreas de treinamento em realidade virtual e sistemas de autoria 3D ao apresentar conceitos inovadores na área de supervisão automática, mostrando também uma possível estrutura de componentes de software para uso nas áreas citadas. Pode-se destacar ainda a revisão de tecnologias semelhantes à proposta neste trabalho, visando à identificação de influências, melhorias e inovações nas áreas de autoria 3D e treinamento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ProjetoImplementacaoSistema.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons